17.5.16

Lendo em Inglês - como estou me saindo + dicas de livros


Hey people! How are you? Faz um tempinho que não apareço com nada do Projeto Lendo em Inglês no blog. É que estou correndo tanto com provas e com livros de parceria que confesso que faz um tempinho que não leio nada que não seja em português.
Então para não ficarmos muito tempo sem falar no projeto, resolvi fazer um balanço e contar um pouco da experiência e o que aprendi com o projeto. Espero que isso te anime a participar também, se ainda não estiver treinando a leitura em inglês. Também vou deixar um vídeo e um post do blog da Mandy Francesa que deu dicas maravilhosas de leituras. 
Bom, eu sou impaciente para começar do zero. Então comecei logo a leitura por um livro complicado, o Lady Windermere's Fan, do Oscar Wilde. Além do autor ter uma elegância danada para escrever, o livro não é um texto em prosa, como costumo ler com mais frequência, mas um teatro. Apesar das poucas páginas, apresenta um enredo denso. 
Minha segunda leitura fluiu tranquilamente. Eu escolhi o livro Eleanor & Park, um YA escrito pela Rainbow Rowell. E deliciosamente bem escrito. O enredo leve, aliado ao vocabulário simples, permitiu que eu entendesse perfeitamente a obra, e até mesmo captasse sentidos que talvez pudessem ter se perdido na tradução. Baseando-me nisso, resolvi aventurar-me um pouco mais na literatura Jovem Adulto.
Escolhi Boy Meets Boy, do David Levithan. Vi resenhas maravilhosas a respeito do livro, e queria conhecer este autor que está sendo tão falado e elogiado por aí. Além disso, gostaria de ler algo com a temática LGBT, que não leio com muita frequência mas gosto muito.
Que decepção! Os fãs do autor que me perdoem, mas o livro não está "descendo". Como vocês podem ver no gadget do Skoob aí do lado, já faz um bom tempo (desde fevereiro) que estou lutando para terminar a leitura, mas não estou conseguindo. Estou achando mal escrito, confuso e muito cheio de gírias. Ok, talvez eu não tenha conhecimento adequado do inglês para entender tão bem e tenha dado sorte. Mas sabe quando o livro tem uma proposta maravilhosa e o autor não sabe trabalhar? É narrado em primeira pessoa, e eu não me adaptei bem com a forma que o protagonista conta o que acontece. Deve ser uma leitura muito fluida para quem é nativo, pois parece ser bem próximo do inglês falado, de uma conversa informal. Mas infelizmente faz tempo que não assisto séries e no curso de inglês só se aprende a linguagem culta mesmo. Por favor, me animem a continuar ou a tentar de novo. Porque por enquanto estou achando esse livro muito enrolado. 
Em duas leituras eu já ganhei vocabulário e tive menos dificuldade com textos em inglês com os quais eventualmente esbarrava. Mas três meses de projeto ainda é muito pouco tempo para perceber uma melhora significativa. Agora vou começar a estudar para o TOEFL, então a prática com a leitura e a retomada dos estudos teóricos serão atividades complementares. Posso dizer que já tinha vontade de prestar a prova e dar aulas de inglês, mas agora estou bem mais animada para isso!
Aqui tem um vídeo do canal da Mandy Francesa e um post do blog dela em que são recomendados livros em inglês para diferentes níveis de fluência. Aproveitem que as dicas são muito boas!


Editado: Criei um grupo no Facebook para nos comunicarmos melhor e trocarmos experiências. Participa lá! Projeto Lendo Em Inglês- Check-in Virtual

4 comentários:

  1. Olá Lívia, estou pensando em participar do seu projeto haha. Só preciso organizar algumas matéria, mas ainda tenho que preparar a matéria atualizando sobre o projeto "365 filmes por Ano".
    Abraços!
    http://umlivroabertoig.blogspot.com.br/2016/05/Livros-desejados-maio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu ficaria muito feliz com sua participação! Eu esqueci de por o link do grupo do face no post, mas vou editar, aí você pode participar melhor!

      Excluir
  2. Em 2014 eu fiz um "Book Challenge" e li vários livros ótimos, além de notar uma GRANDE MELHORA da leitura do primeiro livro até o final. Li Dracula, Frankenstein, O Processo e muito livro do Oscar Wilde! rs

    Eu acho que o ideal seria ler livros mais "fáceis" (young adult, por exemplo, cuja linguagem é mais moderna e a leitura é mais gostosa) ou até mesmo que a gente já tenha lido, mas isso não deve servir como limitador. Se a pessoa quer ler um livro maior ou mais difícil, tem que ter me mente que vai demorar mais, mas isso não pode fazer ela desistir da leitura!

    Eu estou louca para voltar a ler livros em inglês, mas estou com várias leituras em português pendentes... Espero que teu projeto dê certo, que você melhore seus estudos na língua e faça excelentes leituras (:

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Obrigada pelas dicas também! Eu nunca tentei ler algum que já tivesse lido em Português. Vou anotar essa dica para continuar com o desafio. Ainda tenho um medinho dos clássicos, mas me decepcionei com YA como eu disse ao falar de Boy Meets Boy. Espero que consiga voltar a ler livros em inglês!!
      Beijos!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por