25.3.16

Projeto Lendo em Inglês: Eleanor & Park

Olá, pessoal!! Feliz páscoa!! Que o coelhinho da páscoa traga muitos chocolates deliciosos e que o feriado seja bastante produtivo em termos de leitura!
Hoje eu vos trago a segunda resenha para o Projeto Lendo em Inglês. Confesso que este livro foi infinitamente mais fácil de ler do que o primeiro. Mas vamos por partes...

Sobre o livro


Eleanor & Park, escrito por Rainbow Rowell é um romance sensível e muito honesto entre dois adolescentes da década de oitenta. Nenhum dos dois é excepcionalmente belo, ou dirige carros de luxo. Pelo contrário, são duas pessoas normais que se conhecem no ônibus da escola. 
Em um dia qualquer Park está no ônibus com seus colegas de sempre e vê entrar uma garota gorda, ruiva e vestida com roupas esquisitas. Ele não consegue não olhar. Ninguém no ônibus quer dar espaço para  garota sentar, e era proibido viajar de pé. Então Park resolve ser gentil e a contragosto dos amigos deixa Eleanor sentar-se ao seu lado. Desde então, a garota senta-se ali todos os dias e lê por cima os quadrinhos que Park lê durante o percurso. A amizade dos dois começa quando  rapaz resolve emprestar algumas revistas para Eleanor, e depois o seu walkman. 
Park é um jovem mestiço de americano e coreano. Sua mãe tem um salão de beleza e ele sempre viveu naquela mesma vizinhança e frequentou a mesma escola. Ele sofre algumas pressões dos pais, mas nada que lhe cause grandes problemas. É um garoto de classe média, com uma boa estrutura familiar e uma vida confortável.
Eleanor, contudo, não tem a mesma sorte. Ela divide um quarto com seus quatro irmãos, vive em uma casa muito pequena, com apenas um banheiro sem porta. Ela mal tem o que comer e vive com medo de seu padrasto, pois ele é muito cruel com ela e sua mãe. A vida de Eleanor não é nada invejável. Sua mãe não parece muito disposta a mudar de vida e tudo aceita porque Richie põe um pouco de comida na mesa. 
É claro que a família de Eleanor não pode nem desconfiar da amizade e depois do namoro dos dois, então o casal encontra-se sempre na casa de Park, o que é um alívio para a garota ficar algum tempo longe dos seus problemas, mesmo que isso signifique mentir para a sua mãe. 
"I don't think I even breathe when we're not together," She whispered. "Wich means, when I see you on Monday morning, it's been like sixty hours since I've been taken a breath" Em tradução livre: "Eu acho que eu nem sequer respiro quando não estamos juntos,"ela sussurrou. "Isso significa que quando te vejo na segunda-feira pela manhã faz umas sessenta horas que eu não tomo um ar" 
Além dessa questão familiar o livro retrata a temática do bullying e até mesmo do preconceito com a quebra de alguns padrões sociais, como ficará claro em alguns episódios na família de Park. 

Impressões e experiência de leitura

Este livro foi infinitamente mais fácil e tranquilo de ler que Lady Windermere's Fan. A narrativa é gostosa e alterna o ponto de vista dos personagens (embora ainda seja em terceira pessoa), então podemos saber bem o que acontece tanto com Eleanor quanto com Park e seus motivos para determinada ação. 
O texto é gostoso de ler, sensível, e apesar de ser uma história com uma temática mais pesada e profunda, a narrativa continua suave. Dá para rir e se emocionar num simples passar de páginas.
A cada parágrafo lido sentia mais vontade de conhecer sobre a garota que cheirava a baunilha, de ver sua vida dando certo, de torcer para ela. Sentia também muita curiosidade sobre Park e sua família, ora tradicional em um aspecto, ora excêntrica. A mãe de Park, apesar de chata e preconceituosa no início, consegue ser excepcionalmente delicada, à sua maneira, com a namorada do filho. E o pai dele também, apesar da raiva que me fez passar. Na família de Park existe união, e é bem possível de encontrar personagens como aqueles na sua vizinhança.
Já a família de Eleanor, infelizmente é mais comum do que se imagina. Apesar de ser um livro americano, tem tantas jovens vivendo na mesma situação que ela aqui no Brasil, quem sabe até numa casa atrás da sua. Ela era pobre ao extremo, não tinha sequer uma escova de dentes. Seus irmãos mais novos dormiam em um edredom no chão mesmo nos dias mais frios porque o quarto minúsculo só tinha espaço para uma beliche. Seu padrasto dá até nojo, que vontade de dar um soco na cara daquele homem controlador, agressivo e todos os adjetivos ruins que eu conseguir encontrar.  
Vale lembrar que no inglês não é muito comum o uso de travessões para marcar as falas. Elas costumam vir entre aspas. No começo é um pouco estranho porque você não sabe exatamente o que está dentro do texto e o que é um discurso direto, mas depois acostuma. 
Desta vez eu começava a leitura estranhando um pouquinho o idioma, mas bastavam duas páginas (no celular, acho que isso daria meia página no livro impresso) para que eu me acostumasse e lesse com naturalidade. Baixei um dicionário no iBooks que me ajudou bastante, pois não precisava mais ficar indo no Google e perdendo tempo com palavras que eu não sabia, era só ler a definição (em inglês mesmo) que já dava para entender o significado da maioria das palavras desconhecidas. Fica aí a dica para os usuários de iOS, este recurso é fantástico!
Já aviso aos futuros leitores que o final cortou meu coração, embora tenha sido positivo em alguns aspectos. 
Quero ler mais obras da Rainbow Rowell, quem sabe até mesmo para este projeto, porque eu gostei demais da escrita dela. O mergulho no original foi uma experiência maravilhosa porque conheci toda a delicadeza da autora e fui sendo levada a amar cada vez mais aqueles personagens e a torcer por eles. É uma história de amor muito sensível e sincera, além de real. Poderia ser qualquer casal da sua escola. 
Minha nota: 
Não podia ser menos que 5 aviõezinhos para uma das melhores leituras do ano!!

Fiquem a vontade para sugerir mais leituras fantásticas em inglês! Ah, caso queira participar do projeto, está mais do que convidado! Só peço que coloque o selo acima e o link do Check-in Virtual no final de sua postagem para ajudar com a divulgação. Tem um amigo que quer ler em inglês? Indique este projeto para ele!
Ah, como é o primeiro projeto desenvolvido pelo Check-in Virtual, vocês têm total liberdade em me sugerir melhorias e aspectos que gostariam de ver contemplados nas próximas resenhas. Anotarei todas as dicas e tentarei aplicá-las nos próximos posts. A opinião de vocês é muito importante!
Beijos e feliz Páscoa!!

Gostou do blog? Então me segue nas redes sociais!
Twitter (@checkinvirtual)
Instagram(@checkinvirtual)

13 comentários:

  1. Nossa, que incrível!
    Eu já ouvi falar muuuito desse livro em grupos de leitoras, sabia que era sobre bulliyng, que tinha a intenção de quebrar preconceitos, mas não imaginava que abordasse dessa forma. Não sou muito de ler romances, e quando o livro faz sucesso entre jovens, eu fico desconfiada! kkkkkk
    Mas pela sua resenha, tive uma visão muito diferente dessa história, e até acho que quero ler. Adorei o post. Pelo visto, você anda bem empenhada nas leituras em inglês! Parabéns, e tomara que o projeto seja bem produtivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Estou me empenhando sim! Estou adorando, na verdade. Eu acho que você irá gostar deste livro. Ele é um YA mas ele é bem diferente, é bem quebra de esteriótipos mesmo. É justamente o romance que menos importa no livro, ele é até secundário se for parar para pensar na infinidade de assuntos importantes que ele aborda.

      Excluir
  2. Eu amei o seu blog e a forma com que você escreve. Muito obrigada por esse post. Vou ler, com certeza. Tenho uma penca de livro feminista em ingles pra ler, mas sempre paro porque acaba sendo muito difícil. Eu vou procurar por esse na biblioteca amanhã. A escola foi uma época muito difícil pra mim e é sempre bom ler historias como essa. Obrigada! Beijos e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Procure sim ler o livro, é relativamente tranquila a leitura. Pelo visto você já tem alguma familiaridade, então ficará mais fácil. Não desista das leituras em inglês não, vá procurando o que você se adapta melhor e depois aumente aos poucos a dificuldade. Ou faça como eu e vá testando. Aliás, por que não se junta ao projeto? Assim vamos compartilhando as experiências de leitura.
      Beijos, sucesso pra você também!!!

      Excluir
  3. Flor quando comecei a ler sobre a história achei que fossem aquelas bem clichês da menina desajustada tentando se adequar a padrões da sociedade, mas pareceu interessante ao longo de sua resenha. Fiquei mais curiosa mesmo em relação ao final, se eu me animar de ler, te aviso..rs... beijos e boa sorte no aprimoramento do inglês ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Eu também achei que seria clichê mas me surpreendi em todos os aspectos! Me avise sim, vou querer saber o que achou!!
      Beijos, seja bem vinda a bordo!!

      Excluir
  4. Nossa, eu já ouvia falar super bem desse livro, mas o que me chamava a atenção era sempre o fato de serem pessoas normais, e se passar na década de 80 ( <3 ). Mas nunca imaginei que ele tratasse de tantos temas importantes! Até animei a ler (mesmo não sendo a maior fã de romance rs). Quanto ao projeto, acho que não animo de participar, porque eu tô numa lerdeza gigante com minhas leituras, e acho que em inglês eu levaria eras pra ler. Mas sempre é uma boa ter contato com os originais, sem interferência de tradução. Quem sabe numa próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, quando se animar estamos aqui!! Se ler me conte o que achou!
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  5. Que projeto amor, preciso voltar a ler livros em inglês pra poder prática-lo.
    O livro parece ser uma delícia e fala sobre algo que é muito corriqueiro hoje em dia, o preconceito que as pessoas tem com gordos é enorme!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim!! Apesar de se passar há algumas décadas, poderia se ambientar hoje! Aproveite o projeto para voltar a praticar!
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  6. Rainbow é muito amorzinho e toda vez que eu leio um livro dela fico querendo ler mais um mil, haha. Agora só falta eu ler o último que foi publicado no brasil e um que ela lançou mas ainda não chegou aqui. Queria arriscar ler inglês mas acho que ainda não consigo. :(

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é uma autora que você gosta e já está acostumada com a escrita, deveria arriscar. Eu gostei muito dela, quero ler mais obras desta autora.
      Seja bem vinda a bordo!!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por