15.1.16

Resenha: A Graça da Desgraça


Título: A Graça da Desgraça
Autor: Ismael Sousa
Edição: 1ª
Ano: 2012
ISBN: 8541102807
Nº de Páginas: 80
Editora: AllPrint

A Graça da Desgraça é um conjunto de crônicas escritas em um tom altamente irônico, nas quais o autor critica aspectos da sociedade que muitas vezes passamos a aceitar.
Ismael Sousa, o autor, não pensa duas vezes antes de criticar ferrenhamente o governo maranhense, estado onde mora, e seu descaso com a população que passa fome enquanto os governantes se esbaldam com vários quilos de camarão (essa foi uma das minhas crônicas preferidas, chamada O IDH da Roseana). Vale lembrar que de início o leitor pode achar que as opiniões do autor são exatamente aquelas escritas ali, mas depois de ler alguns parágrafos fica claro que ele se utiliza do recurso da negação para poder afirmar.


Voltando à questão da ditadura... Não temos como negar que foi exatamente nessa época em que nosso país apresentou sua melhor contribuição no campo social e político (é uma pena que não se pode dizer o mesmo do campo da cultura, pois havia muitos poemas e músicas ruins, e pessoas fúteis viviam fazendo arruaças, clamando por liberdade de expressão).
O livro inteiro segue este tom irônico, fazendo críticas duras à sociedade em geral e seu pouco questionamento acerca dos problemas de nosso país. Creio que Ismael escolheu esta abordagem para fazer o leitor refletir um pouco se concorda ou não com sua posição, o que eu achei genial. Eu nunca li nada neste formato e achei bastante criativo. Expressa muito bem a forma com que fingimos que tais problemas não existem, quando devíamos cobrar de nossos governantes. Nós arranjamos tempo para fazer coisas extremamente fúteis e damos a desculpa do tempo corrido para não frequentarmos as câmaras de deputados e vereadores. 
Seguindo o mesmo estilo, ele também critica a falta de matérias que envolvam legislação nas escolas e todo o falho processo educacional brasileiro, que não nos estimula a questionar, mas sim a decorar fórmulas e mais fórmulas. 
Não posso falar muito a respeito da diagramação pois li a versão final em PDF, enviada pelo autor. A leitura é bastante fluida depois que superamos o estranhamento inicial, em questão de duas horas eu concluí o livro. A edição tinha alguns errinhos gramaticais, porém nada que prejudicasse o entendimento da obra. O autor afirmou tratar-se de um texto ainda amador, mas achei que o livro retrata muito bem os problemas que cidadãos comuns, como eu e você, temos na sociedade. As crônicas têm um certo tom de desabafo e as questões abordadas provavelmente incomodam o autor como pessoa comum. 
Recomendo a leitura. Para quem tiver interesse, o livro está a venda sob encomenda na Livraria Cultura por 13 reais. 

Minha nota: 

6 comentários:

  1. Disse o que eu quis dizer.
    A resenha ficou superior à minha obra.
    Parabéns pelo texto, Lívia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ismael! Não ficou superior não hahahahaha! Quero ler os próximos!
      Seja bem vindo a bordo!

      Excluir
  2. Acho que já tinha ouvido falar desse livro, e gostei de conhecer! O assunto me interessa muito, e pelo trecho que você citou, já vi que eu me divertiria muito lendo! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bastante divertido! As duas primeiras crônicas, principalmente!! eu também adoro essa temática de críticas à sociedade. Cada vez descubro que temos o gosto mais parecido!

      Excluir
  3. Eu gosto de livros assim, nesse tom irônico falando da sociedade e dos erros no governo do nosso pais.
    Mega beijo
    Me visita?
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então esse livro é perfeito para você! Vai gostar muito!
      Beijos! Já visitei seu blog!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por