13.1.16

Projeto Lendo em inglês


Olá, pessoal, tudo bem com vocês?
No semestre passado eu tive aula de inglês na faculdade e senti muita dificuldade em ler os artigos científicos que a professora passava. Decidi que chegou a hora de criar vergonha na cara e praticar o inglês. 

No início de 2013 eu concluí o curso de inglês, então teoricamente meu nível de entendimento é avançado. Mesmo assim, senti dificuldade ao ler os artigos e me enrosquei ainda mais na única oportunidade em que tive que falar inglês de verdade. 
Mais ou menos na época em que concluí o curso eu comecei a ver séries com áudio e legenda em inglês, o que me ajudou muito a adquirir vocabulário e a melhorar a compreensão auditiva. Mas de uns tempos pra cá não estou mais assistindo a seriados e filmes e raramente pegando uma música em inglês para escutar e praticar igual eu fazia antes.
Então, decidi que vou ler pelo menos um livro em inglês a cada mês ou a cada dois meses, vai depender da minha velocidade de leitura. Eu já iniciei Lady Windermere's Fan, uma peça do Oscar Wilde que apesar de pequena (70 páginas apenas) ainda não consegui terminar um ato sequer. Também estou esperando chegar The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio, em português), e comotenho muita curiosidade por este livro, pode ser que me anime a ler em inglês. Também fiz download no Kindle e no iBooks de alguns chick lits e outros clássicos também. Acho que não será possível comprar um livro em inglês por mês pois eles costumam ser mais caros que suas traduções, então apelarei para a tecnologia. Mas em cada compra grande de livros tentarei pegar pelo menos um em língua inglesa. Se eu perceber que não está sendo possível ler os clássicos, mudarei a abordagem e começarei por livros mais simples. 
Neste projeto eu farei as resenhas normalmente (em português, não se assustem), embora comente sobre as dificuldades e tente "prever" um nível de leitura. Ao final da postagem, usarei a imagem que abre este post como um selo. Minha intenção não é apenas melhorar o meu desempenho, mas incentivar vocês a também tentarem aperfeiçoar uma nova língua. Então, interajam, peçam dicas de livros e sugiram aqueles que vocês gostariam de ver resenha ou de saber em qual nível se encaixa (básico, intermediário, avançado). Se quiserem, posso encaixar neste projeto dicas de inglês, vocabulário, gramática... Enfim, vocês que mandam! 
Espero contar com o apoio de todos! Ah, por favor, me cobrem!
Curtam a fanpage no Facebook  e vamos interagir por lá também! Vou tentar atualizar sempre, fazer uma espécie de diário de leitura. 

8 comentários:

  1. Nossa, adorei a ideia! Eu não tenho conhecimento de Inglês suficiente para ler, mas cheguei ao nível intermediário de Espanhol, e li alguns livros que ajudaram muito a melhorar o vocabulário! Tive dificuldades na compreensão, mas compreendi o essencial das histórias. (Pretendo reler em Português).
    Até hoje, nunca pude terminar o meu curso (vontade eu tenho de sobra; o que falta mesmo é dinheiro), mas com o seu projeto, me senti incentivada a praticar mais. Vou começar vendo filmes em espanhol, pra ver se melhoro.
    Mas te desejo boa sorte, e que sua compreensão melhore muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lethycia! Espanhol eu tive aula no ensino médio e comecei o curso, mas não concluí também... Acho que vou começar a estudar um pouco para relembrar, aí quem sabe eu faça um projeto lendo em espanhol também! Vai me contando sobre sua evolução também, assim vamos trocando experiências! Beijos, muito obrigada pelo apoio!!

      Excluir
  2. Oi Lívia!
    Ano passado eu tava num pique danado para ler livros gringos, comprei vários, mas no tempo que eles levavam pra chegar no Brasil, alguma editora daqui já tinha trazido pra cá, traduzido e começado a vender. Fora a questão do preço, como você falou.
    Mas eu recomendo voltar a ver séries legendadas, em inglês! E quando ouvir música, ouça vendo a letra no site da terra, ele coloca a letra e a tradução lado a lado!
    E continue nos chick-lits! São um ótima porta de entrada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu fazia muito isso de ir lendo a música no Terra, e aprendi muito assim! É que ando meio sem paciência para as séries, sabe? Faz tempo que não assisto nada... Mas realmente, a Amazon que entrega tudo tão rapidinho demora uma eternidade para entregar livros em inglês... Os chick lits não tentei ainda, leio pouco até em português(sei lá, nunca estão na prioridade) mas acho que será tranquilo para começar! Obrigada pela visita, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  3. Realmente mesmo fazendo curso de inglês devemos praticar bastante. Eu já fiz 4 anos de curso de inglês, já fui professora do Fisk, meus melhores amigos são americanos, assisto séries e ouço muita música em inglês, mas fui pegar Alice No País Das Maravilhas (o original, em inglês) para ler e passei vergonha. Só então percebi que preciso, acima de tudo praticar minha leitura, porque é lendo que se aprende um novo vocabulário. Sempre que pego um artigo de inglês avançado também pago micão, haha. E o pior é que não tenho grana para investir em livros em inglês e uma dificuldade absurda em ler livros online. Não sei mais o que eu faço, haha.
    Mil abraços, http://www.lysiaribeiro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Lysia, os livros da Penguin classics costumam ser mais baratos. Achei um por 12 reais na livraria da minha cidade. Na Amazon tem uns que não são tão caros também, paguei 23 em the catcher in the rye. Provavelmente será a edição econômica. Tenta ler pelo kindle(nem que for o app do celular) porque ele tem uma função de deixar a tela em tons de sepia e de ajustar a letra. Os pdf são ruins por causa do tamanho da fonte e da cor das páginas... Na Amazon tem vários clássicos em inglês de graça, e alguns livros menos famosos também... Você pode aproveitar a amizade com os americanos e pedir indicação de livro também! Eu vou tentar descobrir mais sobre esse mundo de ler em inglês, aí vou falando aqui no blog! Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  4. Muito interessante! Eu nunca tinha pensado em ler em inglês, só li um capítulo de um e-book uma vez, mas me incomodava ler pelo pc (até hoje não gosto).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também detesto ler no PC!! Tenta mais uma vez, quem sabe desta vez dá certo!
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por