29.10.16

Resenha: Objetos Cortantes

Olá pessoal! Como vocês estão nesse último sábado de outubro?

Hoje eu trouxe a resenha do Book Club, clube de livros que estou participando no facebook. O livro escolhido foi Objetos Cortantes, da autora Gillian Flynn e ele me surpreendeu!
Título: Objetos Cortantes
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Tradução:  Alexandre Martins
Páginas: 256
ISBN:9788580576580

Primeiramente, devo confessar minha confusão: eu pensei tratar-se de um livro de terror. Não que ele não seja levemente assustador, mas ele segue mais para a linha do suspense e usa aquela formulinha que eu adoro: "crime passado+investigação=descobrir o assassino no fim do livro".

Camille é uma jornalista que trabalha em um jornal pouco influente em Chicago. Ela tem uma grande amizade com seu chefe, Frank Curry, que acredita em seu potencial mesmo sabendo da situação difícil que ela enfrentou: Camille acabou de sair de uma clínica psiquiátrica, onde foi internada por cortar palavras em seu corpo inteiro. 

Num desses votos de confiança, a nossa protagonista e narradora terá que voltar a Wind Gap, sua cidade natal para escrever um crime sobre um suposto serial killer.

Mas Camille não quer voltar a Wind Gap. A pequena cidade no Missouri lhe traz más lembranças. Na verdade, reaviva todas as memórias de sua infância e adolescência, que passou em meio a drogas, bebidas e sexo.

Camille nunca conheceu o pai, e sua mãe sequer fala sobre ele. Como não ficaria bem para uma família rica do interior, seus avós  arranjam um casamento para Adora, sua mãe, dando à jornalista um padrasto que nunca foi pai. A relação com Adora também é complicada. Ela quer atenção o tempo todo e sempre foi assim. Depois da morte de Marian, a irmã doente de Camille, a convivência com a mãe torna-se cada vez mais insuportável, o que explica o passado rebelde e promíscuo da protagonista.

O livro, apesar de seguir a fórmula mencionada anteriormente, não foca apenas na descoberta do assassino. Ele vai, pouco a pouco, desvendando os episódios que fizeram Camille cortar palavras de ódio em seu corpo, e conhecendo Amma, a irmã caçula com quem a protagonista sequer tinha contato antes desta visita.
Ao decorrer da narrativa, nossa visão sobre determinados personagens vai mudando. Inclusive alguns eu só pude ter certeza sobre o que sentia por eles após terminar a leitura.

A história se desenvolve bem, e não consegui enxergar nenhum furo. É daqueles livros capazes de te fazer virar a noite para desvendar seus mistérios. Os personagens são bastante convincentes e bem construídos, e até mesmo os mais secundários tiveram papel importante na narrativa. 

Como toda cidadezinha, Wind Gap tem fofocas, intrigas e todo mundo sabe da vida de todo mundo. Por isso mesmo, a polícia não tem interesse nenhum em colaborar com a imprensa, o que leva Camille a buscar suas fontes em antigos amigos e em fofocas. E é assim que vamos desvendando a personalidade da protagonista, que narra tudo de uma forma bastante confidencial e até mesmo ácida. Aos poucos vamos conhecendo toda a sua história e as violências que sofreu ao longo da vida sem que ela se desse conta de que as sofrera. Isso tudo tem uma importância crucial no desfecho da narrativa, e para mim este gancho foi a parte mais inteligente da história. 

O final é cheio de reviravoltas e muito bem construído, daqueles que te farão lembrar de todas as pistas deixadas ao longo do texto e que você não ligou.
Como vocês puderam perceber, eu gostei bastante da história e recomendo sim, com toda a certeza! Darei portanto 5 aviõezinhos por este livro.
Caso tenham se interessado pelo livro, podem comprá-lo pelos links abaixo. Vou deixar o cupom de descontos da Saraiva, mas não vale para livros didáticos nem importados, ok? Comprando por esses links você me ajuda a manter o blog e não paga nada a mais por isso (pelo contrário, tem até cupom de descontos). 
 


26 comentários:

  1. Esse livro deve ser muito bom, pena que não gosto muito de livros físicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah pena que não gosta :/ mas tem a versão em e-book também! Aliás, eu li pelo celular XD
      Seja bem vindo a bordo!!

      Excluir
  2. Confesso que não sou uma leitora assídua, mas os poucos livros que eu leio que seguem essa linha mesmo, de suspense/investigação. A resenha ficou ótima!

    www.patriciasachs.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Ah, pena que não lê tanto... mas suspense é bom demais, sou suspeita para falar, mas é uma delicia de ler!
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  3. Uau! Também gosto de livros nesse estilo, quero muito ler esse, parece ótimo! Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! É muito bom, eu nem esperava tudo isso e adorei!
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  4. Confesso que não gosto muito de livros de mistério, sempre fico tensa e angustiada lendo, inclusive já fiquei assim só se ler a sua resenha, mas lendo ela tbm fiquei com muita vontade ler e descobrir o final hahaha vc escreve muito bem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha você é a primeira pessoa que vejo falando que não gosta de suspense... mas confesso que eu fico doidinha até não terminar porque sempre quero saber o final. Você é daquelas que lê a última página para saber quem é o assassino? Desculpa ter te provocado agonia hahahah mas pena que eu não possa soltar um spoiler aqui... obrigada!
      Seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  5. Quando minha leitura estava em dia, lia bastante romance com uma pegada de suspense. Sua resenha ficou ótima, e fiquei com muita vontade de ler esse livro.
    Beijos
    http://www.hashtagtecontei.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeba que bom que gostou!! Vamos botar essa leitura em dia, mulher!
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  6. Eu amo livros nesse estilo e não conhecia esse. Eu amei a resenha e fiquei curiosa para ler! Toda vez que vou ler uma resenha de algum livro acabo colocando na minha lista, acho que tá gigante ja kkkkk.
    Fiquei com muitaa vontade de ler 💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal hahahahh Acho que todo leitor tem uma lista quilométrica de livros desejados!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Beijos, seja bem vinda a bordoo!!

      Excluir
  7. Você escreve muito bem, hein. Parabéns! Não sou muito de livros de mistério, fico um pouco tensa com a situação do livro. Uma amiga minha estava lendo esse livro na escola, mas ela antes de dizer sobre o que era disse que eu não iria gosta, agora já sei o porque. Amei o seu blog, parabéns por ele!

    www.entregalaxiasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!! Gente, segunda pessoa que não gosta de mistério!! Como assiiiimm??
      Fico feliz que tenha gostado do blog! Fique a vontade para voltar quando quiser!
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  8. Não sou muito de ler, prefiro um bom filme, mas sua resenha ficou maravilhosa que me deu vontade de saber mais sobre. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAh, não diz issooo... Mas tudo bem, cada um tem um gosto mesmo. Eu adoro livros E filmes! Quem sabe essa curiosidade não te leva a conhecer o mundo da leitura?
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  9. Amoooo os livros da Intrínseca, já vou botar na minha lista para ler urgentemente <3

    ResponderExcluir
  10. Antes de ser mãe era uma leitora assídua. hoje nem tanto. confesso que nao leio muito suspense, não sei porq mais o gênero nao me atrai muito. mas esse livro me pareceu interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, imagino que filhos tomem bastante tempo de leitura mesmo... O livro é bem interessante sim, mas sou suspeita para falar porque amo o gênero.
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  11. Oi, Lívia! Tudo bem?
    Li apenas Garota Exemplar da Gillian Flynn, e como pude perceber pela resenha, ela novamente foi incrível em seu livro, não se pode confiar nos personagens até terminar o livro, você fica pensando e fazendo um debate interno para saber se tal personagem é bom ou melhor nem confiar, e no fim das contas você estará errado hahaha
    Atualmente Objetos Cortantes é um dos meus livros mais desejados.
    Bjs!

    -Ricardo, Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é bem isso mesmo! Não dá para confiar em ninguém. Eu nunca tinha lido nada sobre este livro e confesso que achava que era algo como "instrumentos mortais", aloka haha. Agora já quero Garota Exemplar pra ontem pois amei a escrita da autora!
      Beijos!

      Excluir
  12. Sempre vejo esse livro e dá aquela vontade de comprar rsrs.
    Agora, com a sua resenha, fiquei ainda com mais vontade de ler.
    Amo finais cheios de reviravoltas!

    Blog Guardia de Memórias | Canal no Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite e compre pelos links do blog e ajude uma universitária a pagar o xerox hahahaa.
      Propagandas a parte, fico feliz que tenha gostado da resenha e que ela tenha aumentado sua vontade de ler. Finais com reviravolta são tudo de bom!!
      Beijos, seja bem vinda a bordo!!

      Excluir
  13. Nunca ouvi falar do livro, mas pareci ser bem legal *-* você leu em e-book ou livro físico? Tem gente que gosta de e-book por conta da natureza e sustentabilidade né? mas, pra mim não tem jeito, não curto ler por celular ou e-book :\ é muito ruim pra mim e você o que acha?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li este em e-book. Mas também prefiro ler em livro físico. Se for pensar em sustentabilidade, o papel é produzido a partir de madeira de reflorestamento, e os eletrônicos utilizam muitos compostos químicos bem nocivos à natureza, além do plástico e de todo o impacto ambiental na sua produção. Ainda gasta energia para ser carregado, e sabemos que para gerar energia prejudicamos muito a natureza. Dessa forma, me parece menos pior usar a Madeira de reflorestamento, que irá se decompor muito mais rápido e por ser matéria orgânica ainda irá voltar para a natureza. Essa questão que ebook é mais ecológico eu acho que é mais desculpa para vender mesmo. Porém, às vezes eu leio ebook para economizar um pouco. Tenho aplicativos muito bons no celular, o kindle e o iBooks, que de longe é o meu favorito. A experiência de leitura por eles é extremamente agradável embora eu ainda prefira o bom e Velho papel.

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por