3.5.16

Como economizar na compra de livros


Para bookaholics como você e eu é um sonho ter aquela estante gigantesca, cheinha de livros, ou até mesmo uma biblioteca em casa. Porém sabemos que dinheiro não cai do céu e livros geralmente são caros. Porém, com algumas medidas simples podemos fazer nosso suado dinheirinho render mais livros. Posso afirmar com um belo sorriso no rosto que minha coleção conta com aproximadamente 200 livros, e ela cresce cada dia mais. E foi utilizando estes métodos que vou compartilhar com vocês que faço minha coleção crescer cada dia mais.

1- Escolha a edição pelo preço
Edições econômicas de diversas editoras

Tudo bem que todo leitor sonha em ter edições de luxo nas suas prateleiras. Mas você precisa definir prioridades: você está comprando um livro pelo conteúdo ou pela capa? Se a resposta for a primeira, então não hesite em comprar edições econômicas. Se você costuma ler livros clássicos fica ainda mais fácil seguir esta dica. Grande parte da minha estante é composta por Martin Claret, L & PM Pocket e Ciranda Cultural (sim, aqueles bem baratinhos impressos em folha de jornal). Mas isso não quer dizer que você não possa ter edições de luxo. Em uma promoção, ou em uma compra maior, pegue alguma edição mais luxuosa para embelezar a estante.

2- Faça um orçamento
Quanto está disposto a gastar com livros este mês? Tenha em mente uma quantia fixa e faça suas compras baseando-se neste limite. Assim fica mais difícil gastar mais do que pode.

3- O quanto você quer este livro?
Esta pergunta é a chave da economia e vale  para praticamente qualquer compra. Pense se realmente se interessa pela história, se quer se aventurar naquele gênero e se não está só seguindo o fluxo das modinhas. Afinal, não adianta nada ter uma estante cheia de livros que você não tem interesse nenhum em ler.

4- Espere a febre abaixar

Por falar em modinhas, por que não esperar passar um pouco a onda? Geralmente os livros recém-lançados ou que estão em alta por causa do filme custam bem mais caro do que aqueles que fizeram sucesso há mais tempo. Se você não tem pressa ou não está tão ansioso assim, não custa nada esperar mais um pouco. Ler depois de todo mundo não vai te fazer poser ou desatualizado. É bom inclusive para determinar o seu nível de interesse por aquela história.

5- Pesquise bastante
Eu costumo montar planilhas: coloco nas linhas os títulos que planejo comprar e nas colunas as lojas. Isso é bastante válido para compras online, pois fica bem fácil comparar todos os dias os preços e quando eles abaixarem, comprar. Eu costumo chegar até as ultimas etapas da compra para comparar inclusive o frete. Se durante esta pesquisa achar algum livro por um preço muito abaixo da média, compre logo porque provavelmente não achará por este preço novamente. Isso vale para edições de luxo, mas nunca, jamais, em hipótese alguma esqueça a regra número 3.

6- Comprar online x loja física

Geralmente as lojas online são mais baratas, mas isso não é regra. Nas Lojas Americanas sempre tem promoções, se você mora em uma cidade com acesso a livrarias e hipermercados, vale a pena dar uma procurada por lá porque pode achar preços maravilhosos. Ah, antes de fechar qualquer compra, pesquise os preços nos sites da Amazon, Ponto Frio, Casas Bahia e Extra (sim, eles vendem livros e os preços são bons).

7-Frete grátis

Geralmente as lojas online fazem o frete grátis acima de um determinado valor. Isso não faz tanta diferença para quem mora na Região Sudeste, mas para quem mora em outros lugares do Brasil isso faz uma diferença enorme porque praticamente dá para comprar outro livro com o valor do frete (já vivi as duas situações, então posso afirmar que a diferença é gritante). Nestes casos, deixe para comprar todos aqueles livros de uma vez só. Para economizar ainda mais, faça isso em dias de promoções. Afinal, livros mais baratos significam mais livros na estante!

8-Feira de livros
Alguns livros adquiridos em feiras de livros. Os 3 últimos, de capa dura, custaram apenas 10 reais. 

Eu sou a rata das feiras de livros. Geralmente elas cobram de 5 a 10 reais por livro e muitas vezes tem títulos incríveis, de editoras caras como a Intrínseca e a Record.  Costumo frequentar a da Bukz. Esta feira de livros pertence à livraria homônima e está localizada nas 3 rodoviárias de São Paulo (Tietê, Barra Funda e Jabaquara), na rodoviária de Campinas e na Novo Rio, no Rio de Janeiro. Já comprei exemplares maravilhosos, em capa dura por apenas 10 reais. Um deles é o Moby Dick adaptado que já fiz resenha aqui no blog.

9- Comprar livros usados
Alguns dos meus livros de sebos. O mais legal é encontrar edições bem antigas. 

Mais uma vez entramos naquela questão: você busca o conteúdo ou uma prateleira bonita? Compras em sebos podem ser muito prazerosas, porque gastando pouco você leva muitos livros. E nem sempre são aqueles livros caindo aos pedaços não! Em certos sebos você encontra livros em ótimo estado de conservação, além daquelas edições super antigas de capa dura que livraria nenhuma vende mais.  Fora que sempre existe a possibilidade de troca (neste caso, desejo que a sua sorte seja melhor que a minha porque só me decepcionei). Caso em sua cidade não tenha sebos, recomendo o Estante Virtual (mas fique de olho porque a Amazon muitas vezes tem preços melhores em livros novos)

10-Outlets online
Meus babies do Sou Barato

Neste caso só conheço o Sou Barato e só tive duas experiências de compras com ele. Na primeira, comprei As Crônicas de Nárnia por 16 reais e na segunda foi o meu box de As Crônicas de Gelo e Fogo por 50 reais. Vale lembrar que é um site que vende produtos reembalados, ou seja, que foram devolvidos ou que tiveram a embalagem original danificada. Então, não se encha de expectativas achando que terá um livro impecável. Eu não ligo muito para isso, até porque compro livros de sebo sem problema algum. Só não gosto de estragar os meus. No caso de As Crônicas de Nárnia, o livro veio apenas com alguns amassados na capa, como se tivesse apoiado um objeto pequeno e pesado. Já o box me decepcionou. Veio rasgado na lateral, os livros estão com o corte sujo e lombada arranhada. Mas faz parte, eu corri o risco quando comprei. Ah, tenho mais dois pontos negativos para o site: Não tem tanta opção de livros e o frete é um pouco caro. Mas com todos esses poréns eu voltaria a comprar no site porque os preços são realmente muito bons. 

14 comentários:

  1. Que post incrível! É sempre bom nós blogueiros ajudarmos os leitores com as compras. Até porque, se nós queremos mais livros, e mantendo a economia, é claro que eles também querem! Eu não conhecia a dica dos Outlet's. Mas acho que se eu arrisco comprando livros pela Estante Virtual sem ter certeza se as informações sobre o estado de conservação do livro estão corretas e precisas, então talvez eu teria coragem de comprar em um Outlet, se encontrasse algo que eu queira muito, e com preço bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Esse site que recomendei realmente tem os preços muito bons. Na sua próxima compra procure por lá também. Faz tempo que eu não encontro livros baratos no Estante Virtual, acho que ultimamente não tem compensado não... Mas já comprei livros maravilhosos por lá! Economia é fundamental. Afinal, livros mais baratos significam mais livros!

      Excluir
  2. Olá!
    Adorei muito as dicas, principalmente a primeira. As vezes gente compra e nem acaba percebendo que está pagando muito mais caro só por ser uma edição de luxo.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, isso é verdade! Ainda mais por as editoras que fazem edição de luxo estarem em alta, na moda mesmo. E o que vale é o conteúdo, não é mesmo?

      Excluir
  3. Olá Lívia,
    Post muito legal e pontual. Eu costumo penchinchar bastante nas lojas online, e também comparo até o frete! Já comprei na Amazon, Americanas, Ponto Frio, Extra... tem que pesquisar mesmo. Parabéns pelo post! Bjos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Pechinchar é vida!!!
      Seja bem vindo a bordo!

      Excluir
  4. Hey!
    Ótimas dicas :)
    Aqui onde eu moro raramente tem feira de livro, mas aonde estudo tem sempre e eu queria poder ir mais :(
    Faz muito tempo que não compro em livraria, primeiro que aqui só tem uma e por isso abusam no preço, segundo que as lojas online são tão confiáveis e baratas que já é de praxe adquirir livros na Amazon, Americanas, Saraiva ou Submarino (todo mês compro alguma coisinha).
    Essas edições de capa dura que você comprou em feira me chamaram atenção porque tenho certeza que um livro que tenho aqui é da mesma coleção haha o nome é Mulherzinhas. E tenho essa edição fofa de O mágico de Oz ♥

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi essa edição de Mulherzinhas na feira também!! Feira de livros é uma delicia, não é mesmo? E comprar na Amazon também, chega super rapidinho e o frete é barato. Mas se tiver oportunidade de ir ao Extra ou Carrefour procure livros por lá porque já achei livros que são bem carinhos por 5 reais Hahahah
      Beijos, obrigada pela visita! Seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  5. Amei o post! Eu sempre compro na Estante Virtual e Sou Barato kkk Os livros da faculdade paguei hiper baratinho no Sou Barato. Em loja física eu costumo comprar só na Americanas pq sempre tem umas promos de 50%. Tem uma página no facebook que chama Eu Amo Livros com Desconto, lá só tem link com descontos e de sites conhecidos. Miha coleção cresceu muuuuuuito e hoje estou com aproximadamente 120 livros. Finalmente mamis vai aumentar a estante, dai já viu né? kkk

    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz bastante tempo que não compro na Estante Virtual, ultimamente não anda compensando os livros que eu quero. Mas o Sou Barato sempre dou uma procurada. Pena que o livro vem danificado :/ parabéns pela estante, tomara que ela cresça ainda mais!!!
      Seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  6. Muito bom teu post! Até mesmo porque em tempos de crise quem quer continuar lendo aí mesmo que tem que pesquisar. Também prefiro às lojas virtuais acho mais em conta mas até nelas pesquiso bastante antes de comprar.
    Bjs
    wwww.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempos de crise economia é fundamental!! As lojas virtuais são mais baratas mesmo, mas pesquisar sempre é bom. Vai que aparece uma promoção inesperada...
      Seja bem vinda a bordo!!

      Excluir
  7. Adorei o seu Blog Lívia!! Ótimo post !! Minha Técnica sempre foi ficar sem almoço para economizar e comprar livros!!Acho que agora posso parar de passar fome na faculdade hahahaaha Bjs !! Desejo muito sucesso no seu Blog !!!(Te vejo no próximo semestre linda).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha não precisa ficar sem almoço não... Quem sabe eu dou dicas de como economizar no almoço para sobrar dinheiro para comprar livros! Mas acho que o clube das marmitas estão sendo uma boa economia!!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por