2.8.16

Resenha: Inverso



Título: Inverso
Autora: Karen Alvares
Editora: Draco
Ano:2015
Número de Páginas:129
Formato: E-book Kindle
E-book enviado pela Editora Draco em parceria com o blog

Megan é uma adolescente que tem responsabilidades de adulto. Perdeu a mãe e agora ajuda o pai a criar Mina, sua irmã mais nova. Ela não é a garota mais popular da escola, nem a mais bonita. Tem Daniel como seu único amigo. Os dois se conhecem desde criança e compartilham todas as experiências um com o outro. 

Agora, Megan enfrenta mais um momento difícil em sua vida: deixar o apartamento onde cresceu e que está repleto de lembranças de sua mãe para mudar-se para outro, totalmente em branco e cheio de espaço para escrever uma nova história.
Para isso, Megan e seu pai precisam se desfazer de algumas coisas de sua mãe.É uma tarefa dolorosa e difícil para ambos. Durante esta atividade, Megan encontra um diário e o esconde. 
A frase logo no início, "Não leia essas páginas", a deixa mais curiosa, porém dividida entre descobrir mais sobre sua mãe ou respeitar seu desejo. Até que a garota começa a ter crises fortíssimas de dor de cabeça e até mesmo "alucinações"
Mas seriam mesmo alucinações? Ou o espelho do quarto de seus pais realmente a mostrava de uma outra forma, quase que uma realidade paralela?
Megan está disposta a descobrir. E mesmo com medo, resolve tirar suas próprias conclusões e acaba ficando presa no corpo de seu "outro eu", uma garota mimada, fútil, linda e popular. Nesta realidade, sua mãe está viva, e isso é um fato que até me fez torcer para que a garota continuasse no "país do espelho", para fazer um paralelo com Alice Através do Espelho. 
Mas nem tudo pode ser perfeito. Megami, a Megan do espelho, é má, manipuladora, detesta Mina e vive brigando com sua mãe. Esse fato deixa a verdadeira Megan muito abalada e até mesmo a faz brigar com o corpo no qual habita, porém não pode controlá-lo. 
Durante a leitura, fiquei cada vez mais curiosa para saber como que a autora resolveria a situação. É uma escolha realmente difícil, e a Karen escreve tão bem que nos faz sentir o dilema sofrido pela protagonista. Ficamos o tempo todo divididos entre voltar a ter a mãe perdida ou continuar numa vida sem ela, porém em paz com os familiares e amigos que lhe restam. 
É uma narrativa fascinante e que literalmente te suga. Eu terminei o livro no mesmo dia que comecei e me arrependo de não o ter lido antes. Outro ponto positivo além da história inteira foi o fato de ser ambientado em Santos e falar da cidade com a autoridade que um habitante de lá teria para se referir a bairros, expressões e atividades cotidianas. Eu não conheço a cidade, mas me senti imersa lá. Gosto muito quando autores ambientam seus livros em suas cidades, pois é uma forma de conhecê-las.
O livro faz parte de uma duologia, e obviamente já estou ansiosa para ler a continuação. Quero muito saber como Megan vai resolver este problema. 
Dou os meus 5 aviõezinhos por este livro com louvor!

Caso tenha se interessado, pode comprar o livro pelo link que deixarei aqui.

4 comentários:

  1. Oi Lívia, tudo bem?
    Comecei a ler essa resenha por curiosidade do título e capa e acabei achando o livro incrível. Tudo me chamou muito a atenção. Fiquei inteiramente curioso para saber mais sobre Megan e sua experiência no espelho e com o diário. Já quero ler ;)
    Parabéns para a resenha.

    Abraços ;)

    -Ricardo, Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Realmente é muito intrigante! Eu já quero ler o segundo volume hahaha
      Abraços!

      Excluir
  2. Nossa, que livro mais incrível! A capa já mostra que algo relacionado a ficção e/ou fantasia, e só de ler o enredo descrito por você, eu fiquei impressionada com a criatividade da autora! Parece ser um pouco sobre aquele ditado de tomar cuidado com aquilo que a gente deseja, né? Afinal, na realidade paralela, Megan tem a mãe, mas não se dá bem com ela... Fiquei também me perguntando como ela se sente quando está no corpo da Megami: qual das personalidades predomina, a da garota mimada e fútil, ou da dela mesma? Acho que ela própria deve ficar um pouco confusa com isso...
    Lendo resenhas de livros como esse, é quando vejo o quanto os escritores brasileiros contemporâneos são criativos e talentosos, só precisam de uma chance para mostrar o que sabem fazer. E é graças a nós blogueiros que as pessoas ficam sabendo sobre esses livros.
    Parabéns pela resenha, Lívia! Voltarei aqui amanhã para ler sobre Conectada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, não vou falar como que a Megan se sente no corpo da Megami porque seria Spoiler Hahahah mas faz bem jus ao tomar cuidado com o que deseja. E o livro é incrível desde a capa até o enredo. É um livro maravilhoso!!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por