5.8.16

Resenha: Conectada



Título: Conectada
Autora: Carolina Ruedas
Formato: e-book kindle
Número de páginas:184
Livro cedido em parceria com a autora

Catarina é uma blogueira em ascensão. Vive com a mãe em Jaguariúna e tem uma vida confortável. Iniciou a carreira ainda adolescente, mas agora já vê o sucesso, tem inúmeros eventos para ir em São Paulo e muitos posts para escrever.
Quem acha que blogueira tem vida fácil não conheceu Catarina ainda. Ela saiu de um relacionamento abusivo, mas vive tendo recaídas e sofrendo tudo de novo. É teimosa, vive se metendo em confusões, mas sempre é salva por seus fiéis amigos.
O livro é um chick-lit, com uma linguagem gostosa de se ler e uma trama agradável, cheia de personagens divertidos. Hugo e Miranda, por exemplo, eu queria ser amiga deles na vida real. Giza é a garota moderna que sabe de todas as gírias do momento, eu praticamente a ouvia falar. E Theo, o ator, é perfeito mesmo com seus defeitos. Assim que percebemos um possível romance entre ele e Catarina, é impossível não shippar. 
Catarina é uma personagem bastante complexa. Já sofreu transtornos alimentares na adolescência, teve depressão e sempre tem crises de isolamento. Ela sabe que vai se ferir mas mesmo assim volta com Tomás, com quem vivia um relacionamento abusivo. 
Além disso, tem a questão da fama crescente da blogueira, que completa seu primeiro milhão de inscritos. Ela conta com o auxílio de uma produtora e de Hugo, seu amigo e agente pessoal. 
Toda a história do livro se inicia quando ela resolve ser firme em sua decisão de não voltar com Tomás, apoiada por Giza, sua melhor amiga.  Ela se apoia no seu blog de sucesso e nas portas que se abriram através dele para superar o término e se reaproximar dos antigos amigos. 
Então ela reencontra Theo, seu amor da adolescência, que ora ajuda em sua recuperação, ora atrapalha.
O livro aborda temas muito complexos, porém foca na vida conturbada de Catarina. Acho que neste aspecto acabou não cumprindo bem nenhuma de suas propostas, pois não chega a se aprofundar em nenhum dos temas mais sérios nem na vida de Catarina com seu blog. O livro trata-se de um período da vida de Catarina e todo o resto acaba servindo como um plano de fundo. Por ser um chick-lit, acho que deveria ter explorado mais os temas propostos, ou ao menos um deles e aí o livro deixaria de ser simplesmente uma leitura divertida e teria um "algo a mais" que pudesse até mesmo ajudar algumas mulheres a superar problemas similares.
Mas isso não quer dizer que eu não tenha gostado, pelo contrário. Foi muito bom relaxar e rir no meio das confusões dessa blogueira conectada, e até mesmo me identificar com os momentos de correria e com a necessidade de estar sempre produzindo conteúdo mesmo com toda a sua vida de cabeça para baixo.
Vou dar 4 aviõezinhos para o livro e deixar os meus parabéns à Carolina Ruedas pela obra, que você pode encontrar aqui.
Obs: Comprando pelos links que eu deixo no post você ajuda a manter o blog e não paga nada a mais por isso.

Este mês estou participando de dois desafios no Instagram, o #desafioprimeira, que tentarei fazer usando fotos de livros e o #challengebookamajig , que é internacional. Para acompanhá-los, é só me seguir no Instagram (@checkinvirtual).
O aniversário do blog está chegando e eu estou preparando coisas legais para vocês, então acompanhem a página do Facebook para não perder nada (pode clicar lá na opção de ver primeiro ou adicionar como favorito no Facebook para não correr o risco de perder nada). Vou dar um spoiler grande aqui: Vai rolar sorteio!!
E me sigam no Snapchat para fotos de gatinhos fofos e de momentos de leitura. É só usar o código que deixei na barra lateral do blog ou me adicionar lá, o usuário é Checkinvirtual.


4 comentários:

  1. Oi, Lívia!
    Demorei, mas acabei vindo para ler sua resenha do livro. Achei muito legal nós duas termos lido ao mesmo tempo, e as resenhas terem saído em datas aproximadas.
    Gostei muito do seu ponto de vista, e vendo agora o que você disse, percebo que está certa. O livro não focou muito no blog e nem nos temas sérios, e o grande tema acabou sendo mesmo a vida da Catarina, e foi mesmo uma leitura divertida, com algumas coisinhas diferentes. Será que a Carolina explora melhor esses aspectos na continuação?
    Enquanto lia, eu quis cadastrar o livro no Sbook, e achei mesmo que fosse um Chick-lit, mas como não tinha certeza, resolvi perguntar para a Carolina, e ela disse que classificava como Literatura Brasileira. Acabou sendo essa definição que eu coloquei na ficha e também no blog... Acho que nunca tinha lido um Chick-Lit, por isso estranhei um pouco. Mas foi legal experimentar.
    Ótima resenha, adorei ter encontrado um ponto e vista diferente! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu falei chick-lit com base nas experiências anteriores de leitura mesmo... Literatura Brasileira não deixa de ser, de qualquer forma. Seria bem legal se ela explorasse esses aspectos na próxima parte. Acho que era você que estava lendo ao mesmo tempo que eu, então! Que coincidência!! Toda vez que entrava para ler o Kindle me sugeria uma outra posição. Não achei o livro no Skoob, você conseguiu cadastrar? Também achei legal ter visto o seu ponto de vista sobre o livro. E foi exatamente depois que escrevi a resenha e programei hahahah Que sincronia! Se fosse combinado não teria dado tão certo. Eu acho delicioso ler um chick-lit ou um YA de vez em quando para relaxar. Tente mais vezes! É bom para períodos estressantes!

      Excluir
    2. Nossa! Isso de encontrar outra parte marcada aconteceu comigo uma ou duas vezes, achei até estranho! kkkkk
      Consegui cadastrar sim, talvez você não tenha encontrado porque poucas pessoas conhecem o livro, e até agora, só eu registrei a leitura. Mas o link ta aqui: https://www.skoob.com.br/conectada-602697ed602908.html

      Excluir
  2. Oii!
    Gostei muito da premissa da história e no começo achei que o livro super me ganharia, mas é uma pena que ele não tenha se aprofundado nos temas abordados de forma a, quem sabe, ajudar mulheres que vivem em um relacionamento abusivo e/ou estão com um blog em ascensão e precisam aprender a lidar com isso.
    Ainda assim, acho que leria por conta da leveza que ele parece apresentar. Dar risadas é sempre bom!

    Beijos,
    Kemmy|Duas leitoras

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por