14.7.16

Lendo Alice #4


Olá pessoal, tudo bem? Sejam bem vindos a bordo do último diário de leitura de Através do Espelho e o Que Alice Encontrou Por Lá. Esta ultima parte refere-se aos capítulos de 7 a 12, que encerram as aventuras da menina Alice pelo País do Espelho. 

ATENÇÃO, ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS
O capítulo 7 me fez rir bastante com o Leão, o Unicórnio (siiiim, tem um no livro, me derreti de fofura *_*) e o atrapalhado Rei Branco. Neste livro os unicórnios são tidos como monstros e não como um símbolo de fofura, mas ele era bem inofensivo. Neste capítulo é travado um diálogo com uma boa dose de ambiguidade sobre a capacidade de ver Ninguém (não pensem besteiras, nada de ambiguidades naquele sentido, é um livro infantil) e comentários engraçadíssimos sobre maneiras anglo-saxônicas, e esta parte parace realmente ter sido tirada da cabeça de uma criança. 
O capítulo seguinte vem com uma batalha entre cavaleiros a fim de dar o xeque-mate. Depois disso, Alice conhece o Cavaleiro Branco, muito estabanado, cheio de invenções estranhas e que cai do cavalo o tempo todo. 
No final do oitavo capítulo, Alice vira Rainha e participa de um banquete com as demais rainhas do jogo. E os três últimos capítulos são destinados ao despertar.
Uma coisa que achei interessante é que cada capítulo anterior ao banquete corresponde a uma casa do jogo de xadrez, e que eles mostram a trajetória de
Alice para vencer o jogo. Se eu ao menos soubesse jogar xadrez (só sei o que cada peça faz e alguns movimentos básicos, sou uma péssima jogadora), poderia ter entendido melhor a relação entre as aventuras e os lances de Alice. Mas confesso que achei um pouco perdido. A editora pecou em não colocar uns textos de apoio explicando melhor ao leitor leigo o que está acontecendo. Só ao final do livro que fui entender a página acima e ainda assim precisei reler algumas passagens para ficar claro. Aconselho a quem não leu ainda a voltar a esta página no final de cada capítulo para tentar entender melhor o jogo em si. 

Eu gostei muito mais de Através do Espelho do que do outro livro (País das Maravilhas) pois ele pareceu ter um outro significado mais profundo. Tem mais citações, mais passagens reflexivas e também é mais criativo. Mas vou explicar melhor no post de enceramento, junto com a surpresa que tenho para vocês. Por isso, me sigam nas redes sociais. Tem todas elas na sidebar do blog, mas você pode clicar nos links abaixo se preferir (ou se estiver lendo por um celular). Beijos e até mais!
Instagram (@checkinvirtual)
Twitter (@checkinvirtual)
Snapchat: checkinvirtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por