20.5.16

Resenha: Fugitivos

Livro, marcadores e botton. É muito capricho mesmo! Foto do meu instagram: @checkinvirtual
Logo que entrei no mundo de blogs conheci o Gettub, o blog do Carlos Barros. Pouco tempo depois descobri que além de blogueiro ele tem um livro publicado. E a campanha de marketing que ele fez foi tão efetiva que quis saber mais sobre sua obra. Então, fui clicando nas resenhas que ele compartilhava em seu Instagram e confesso que fiquei cada vez mais interessada, tanto que o livro foi parar na listinha de prioridades. Coincidentemente, pouco tempo depois ele abriu a seleção para parceiros e adivinhem, adivinhem!! O CHECK-IN VIRTUAL FOI SELECIONADO!!! Eu fiquei super feliz com a notícia, e roendo as unhas de ansiedade até que um dia o porteiro interfonou e eu fui toda saltitante buscar meu livro. Quem me acompanha no snapchat (que ficou bem parado porque eu estava gripada e com a voz horrível) sabe que fiz todo um unboxing, mostrei o autógrafo e a dedicatória, o botton, os marcadores lindos e divos...Ah, aproveite a deixa, pegue o seu celular e segue o blog lá no snap: checkinvirtual é o nome de usuário.
Título: Fugitivos
Autor: Carlos Barros
Editora: Giostri
ISBN: 9788581085975
Acabamento: brochura, paperback
Edição: 1ª
Número de páginas: 648

O livro já começa nos deixando curiosos: Caio chega acompanhado de uma assistente social a Belo Horizonte para morar com a vó, pois perdeu os pais. Ele está muito magro e ferido, e de início não é especificado o acidente que o deixou órfão. Em seu segundo dia em Belo Horizonte ele resolve ajudar sua avó na banca de jornal e lá  conhece Jonas, um garoto ruivo de 11 anos de idade que assim como Caio adora quadrinhos e futebol. O ruivinho é espevitado e tagarela, e leva Caio para conhecer o campinho onde costuma ver jogos. Neste lugar, Caio encontra Fernanda, a irmã mais velha de Jonas, e logo percebe que a garota é especial. Pouco tempo depois os irmãos precisam voltar correndo para casa e Caio fica lá, sozinho. Tereza, sua avó fica preocupada e manda Gabriel, empregado da banca, buscá-lo. 
Aos poucos, a amizade dos garotos vai ficando tão intensa que eles passam a compartilhar até mesmo seus problemas, que não são poucos. 
Caio e Fernanda, ambos com 15 anos de idade, vão estudar na mesma classe, e isso provoca uma grande crise de ciúmes em Eduardo, que era apaixonado pela menina. Aos poucos Caio precisa aprender a conciliar a dor da sua perda com os novos problemas que surgem logo que começa a estudar. 
Fernanda e Jonas vivem um verdadeiro inferno dentro de casa. O garoto é espancado pelo pai por simplesmente qualquer motivo. A mãe dos garotos simplesmente não se mexe e diz que é melhor aguentarem tudo aquilo a viverem uma vida mais simples. Fernanda é a única que ousa desafiar o pai para proteger o irmão, mas misteriosamente ele não encosta um dedo sequer nela. Seu maior desejo é completar logo 18 anos para fugir de lá com Jonas.
Gabriel perdeu a mãe há algum tempo. Ela era viciada em drogas e teve uma overdose. Seu pai negou socorro e está preso por isso. Então, ele e Bianca, a irmã de 5 anos, vivem sob custódia de Mauro, o irmão mais velho. Gabriel, com 17 anos age como um verdadeiro pai para Bianca. Ele largou os estudos para cuidar da irmã, trabalha na banca de Tereza e faz carretos com sua Kombi verde, tudo para garantir à pequena as oportunidades que não teve. Mauro, por sua vez, não é muito chegado em honestidade e trama com o pai alguns planos bem sórdidos para melhorarem de vida. 
Ao decorrer da história uma série de fatores vão ocorrendo, os amigos se envolvem em várias confusões e precisam fugir rumo a Caruaru, no Pernambuco, junto com Gabriel que irá encontrar sua tia. 
Esta primeira parte da história é um pouco lenta, confesso que o autor poderia ter enxugado algumas informações, como o lanche que eles comeram no intervalo das aulas. Mas o livro é tão bem escrito que este excesso de informações e descrições não ficam cansativos. Muitas passagens que durante a leitura eu dava como desnecessárias foram fundamentais para a amarração do enredo e para construir o motivo que os levou a fugir. O livro tem inclusive uma página preta que separa o livro em duas partes, uma anterior à fuga e "Por uma vida melhor", que narra as aventuras dos fugitivos em sua viagem pelo Brasil.
Na minha cabeceira. Tem mais no meu Instagram: @checkinvirtual
Aos poucos testemunhamos o amor nascer entre Caio e Fernanda e tornar o elemento mais importante na vida dos dois. Vamos conhecendo Jonas e sua necessidade de estar perto de pessoas carinhosas, Gabriel e sua maturidade e Bianca, a criança mais fofa da face da terra. Achei muito bem construída e relação da menina com seu tigre de pelúcia, o Trigue. Toda a trajetória de vida dos personagens contribuiu para sua personalidade e isto é muito bem explorado no livro. 
A parte da viagem é uma delícia de se ler, e me deu muita saudades de quando eu morava no Maranhão e vinha de carro visitar a família em São Paulo. O Carlos com certeza já fez este tipo de viagem, pois descreve perfeitamente as estradas, as cidades, os sotaques e a paisagem. Eu era capaz de ouvir a voz dos personagens na minha cabeça, as expressões regionais eram colocadas no lugar correto e o sotaque muito bem representado. Carlos, você também me deixou com muita vontade de comer comida nordestina, visse? 
A construção dos protagonistas é muito bem feita e há uma verossimilhança incrível em toda a obra, o autor foi muito cuidadoso com isso. A história é bem amarrada e cheia de reviravoltas. Consegue ter uma harmonia entre cenas tristes e engraçadas, e expressa muito bem os sentimentos dos personagens.
Livros são os melhores companheiros de viagem!
A diagramação é bastante caprichada e a arte da capa é linda e criativa. As páginas são amareladas como a gente gosta e a fonte é super confortável. Porém eu achei o material da capa um pouco frágil. O único dia que levei o livro na mochila sem uma proteção ele já amassou os cantinhos e deu uma rasgada de leve. Na verdade esta fragilidade é o único ponto realmente negativo que consegui apontar para o livro (e vocês sabem que sou bem exigente). A gramática é muito boa e erros de ortografia foram raros (acho que passaram batidos na revisão, porque eram tão bestas que duvido que o autor os tivesse cometido por não conhecer bem nossa língua). A escrita é boa, leve e gostosa. 
Preciso dar os 5 aviõezinhos para este livro, porque ele é realmente incrível! Achei que não conseguiria cumprir o prazo de 1 mês para a leitura, mas terminei até que rápido, se considerarmos a quantidade de provas que tive, os livros recebidos de parceria e a quantidade de páginas desta obra (sim, é um delicioso calhamaço!) Obrigada, Carlos, pela oportunidade e por esta história maravilhosa!
Nota
Links para comprar o livro:
 No dia 20/05/2016, quando escrevi esta postagem, a Amazon era a loja com o melhor preço. 



9 comentários:

  1. Nossa, parece muito bom mesmo!
    As vezes quando lemos a resenha de um livro desconhecido, de autor iniciante (que parece ser o caso do Carlos), a gente nem espera muita coisa. Parece que ficamos apegados à ideia dos livros famosos, ou pelo menos dos livros que alguém já recomendou por algum motivo.
    Mas fiquei impressionada com esse enredo, e fiquei mesmo com vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, o livro é realmente maravilhoso! Eu também fico com essa insegurança, mas vi tantas resenhas positivas que fiquei com vontade de dar uma chance. Sabe, eu achei que o livro nem fosse ser tudo isso, mas eu gostei muito mesmo. É o tipo de livro que cativa a gente! Leia sim, que vale a pena! E apesar do tamanho, a leitura flui rapidinho!

      Excluir
  2. Olá Lívia, tudo bem?
    Eu fico muito feliz de ver a Literatura Nacional nos holofotes, com o devido mérito. O blog que faço parte tem um compromisso forte com os autores nacionais, e somos entusiasmados apreciadores! Parabéns pela resenha... bjo!
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e depois que entrei nesse mundo de blogs que percebi a importância da literatura nacional e da colaboração dos blogs para divulga-la. Aprendi a aprecia-lá e vi que temos livros maravilhosos sendo lançados, porém pouco divulgados.

      Excluir
  3. Olá, Lívia! Que bom que você curtiu!
    É tão bom quando estamos entusiasmados para ler um livro e ele não nos decepciona, não é?
    Apesar disso, o enredo não me chamou tanto a atenção, mas sua resenha está ótima.

    Bjs, Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Hel! Isso é incrível!!! Adoro estar empolgada por um livro e ele ser realmente bom. Que pena que não se interessou muito pelo enredo... Mas fico feliz por ter gostado da resenha! Beijos!

      Excluir
  4. Antes de tudo: essa capa é incrível! Ela me chamou a atenção desde a primeira vez que a vi. Depois, comecei a ler resenha atrás de resenha e soube que precisava lê-lo! Infelizmente, não cheguei a participar do processo de escolha de parceiros. Felizmente, em uma conversa casual com o autor, ele ofereceu a versão digital do livro e eu super aceitei, pois adoro ler e-books!
    Comecei a ler há alguns dias e tô doida pra continuar lendo, mas estou com umas resenhas atrasadas e enquanto não escrevê-las, vou acabar enrolando tudo na mente, rs. Parei na parte em que o Caio conhece a Fernanda :)

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você está bem no comecinho ainda... Esse livro realmente suga a gente. Essa capa é sensacional e tem tudo a ver com a história. Chega logo na parte que aparece a Bianca porque essa criança é muito fofaaa! Boa sorte com as resenhas!

      Excluir
  5. Oi!
    Eu infelizmente deixei a oportunidade de ler esse livro passar, e acho que estou me arrependendo um pouquinho rsrsrs
    Adorei o fato do autor ter construído uma história densa e cheia de profundidade nos personagens, mostrando os motivos que os levaram a fugir, e a vida depois essa fuga.
    Espero ler ele um dia ;)
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por