15.3.16

Revista Conexão Literatura nº 9



Já está disponível para download o número 9 do fanzine mensal Conexão Literatura. Como vocês sabem, todos os meses farei um post divulgando o lançamento da nova edição. Em fevereiro já expliquei mais ou menos como funcionará a parceria (link aqui). Também falei que faria um comentário sobre alguma matéria em específico da revista para o post não ficar muito repetitivo.
Nesta edição o que mais me chamou a atenção foi um autor que é muito importante para a nossa literatura popular, com mais de 1500 títulos publicados e eu sequer tinha ouvido falar dele. 
Trata-se de Rubens Francisco Lucchetti, o grande nome da pulp fiction no Brasil. 
Para situá-los melhor, pulp fiction é uma literatura publicada em papel de baixa qualidade para torná-la acessível à população de renda mais baixa que busca por entretenimento. Foi muito popular nos EUA na década de 30, já que não havia televisão, o cinema ainda estava em desenvolvimento . Geralmente eram histórias em quadrinhos. Hoje este tipo de literatura caiu em desuso. 
Porém, no Brasil, R.F. Lucchetti publicou várias de suas histórias neste formato. Foi autor e editor de revistas, trabalhou junto com o Zé do Caixão e publicou diversas histórias de mistério e terror usando heterônimos já que o gênero é bem desvalorizado quando escrito por brasileiros (infelizmente esta realidade existe hoje, é muito comum ver  desabafos de escritores em grupos de leitura no Facebook sobre o assunto).
Eu gostei bastante da entrevista, pois aprendi mais um conceito relacionado à literatura e descobri um autor novo. Eu vou me informar melhor sobre obras dele. Na matéria tem a capa de um livro (O fantasma de Tio William) publicado pela coleção Vaga-Lume, da editora Ática. Algumas de suas revistas têm títulos bem famosos, creio que já ouviram falar em alguma. 
Mais detalhes eu deixo por conta de vocês mesmos descobrirem lendo a revista que ainda traz outra entrevista sobre literatura e diversos contos. 
Ah, dois sorteios estão sendo divulgados na edição, acessem o link para mais detalhes!


Podem baixar a revista por este link aqui. Vale lembrar que a distribuição é gratuita e online.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou!! Volte sempre porque todo mês tem mais!

      Excluir
  2. Totalmente desconhecido pra mim! E na verdade, pulp-fiction para mim era nada mais nada menos que o filme do Quentin Tarantino. Eu nem sabia que se tratava de um gênero ou sub-gênero literário. Interessante descobrir isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também só sabia do filme (que eu nunca assisti). E o Lucchetti fala na entrevista que o gênero é totalmente ignorado pelos críticos mesmo tendo sido super importante para a formação cultural...

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por