22.3.16

Livros que lerei um dia (e espero que em breve)



Olá, pessoal, tudo bem? Espero que sim :) Hoje vou falar um pouquinho sobre alguns livros que sempre tive vontade de ler. Não sei o que acontece, quando eu cismo com uma leitura o título é o primeiro motivo. Depois eu acabo lendo resenhas e sinopses e na maioria das vezes a vontade só aumenta. Mas eu gosto mesmo é de descobrir um livro (ou filme, isso sempre acontece) por conta própria mesmo, sem saber mais do que o nome da obra e do seu autor.
Porém desta vez resolvi reunir em um post algumas leituras desejadas e para isso tive que ler um pouquinho sobre o que se tratava. O plano era ter mais alguns títulos aqui, mas o post ficaria muito cansativo. Então em breve voltarei com a parte 2. Deixei os links de algumas resenhas também, caso queiram conhecer melhor. 
Confesso que agora tudo o que eu quero é esta pilha de livros, um chá, biscoitos de polvilho e muita leitura!


Crime e Castigo- Fiodor Dostoiévski 



O livro é um romance psicológico, mostrando as angústias de um condenado. Pelo o pouco que sei, não trata-se apenas das penas aplicadas pela justiça, pois o protagonista é condenado primeiramente por sua consciência. O livro tem uma importância tão grande no universo da psicologia que chegou a influenciar Nietzsche e Freud. Achei uma resenha maravilhosa que fala sobre as referências ao capitalismo e à redenção religiosa, e vou deixar o link aqui para vocês. Eu já tenho o livro, esta edição lindona da Martin Claret e pretendo ler em breve, se minha meta de leitura e a faculdade deixarem.







Orgulho e Preconceito- Jane Austen 

Tenho aquela sensação que sou a única pessoa no universo que nunca leu nada de Jane Austen. Mas pretendo mudar esta realidade ainda em 2016. Eu já assisti ao filme estrelado pela Keira Knightley e gostei bastante. Vejo tantos blogs falando bem que tenho vontade de pegar o meu exemplar agora mesmo e ir ler. Pelo o que eu sei, o livro tem um tom feminista mesmo sendo escrito antes do movimento existir. Conta a história de uma jovem que não quer se casar por obrigação, mas por amor. Tenho esta edição também maravilhosa da Martin Claret (esta editora está me surpreendendo, cada edição linda que irei à falência se continuar melhorando deste jeito), que vem com mais dois romances da autora: Razão e Sensibilidade e Persuasão. O blog DNA Literário tem uma resenha muito boa deste livro. 






O Apanhador no Campo de Centeio- J.D. Salinger




Mais um clássico que tenho o livro me esperando em casa! Neste caso, tenho a edição em inglês, e participará do Projeto Lendo em Inglês. Dizem que a obra influenciou o assassino de John Lennon e foi banido de escolas em Washington por supostamente ser uma conspiração comunista. O livro de Salinger influenciou bandas de rock e é condenada por ser uma "afronta à moralidade", visto que Holden, o protagonista, faz frequentes usos de palavrões e critica os valores familiares. Ou seja, esta polêmica toda só me deixa mais curiosa para ler.









Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley


Em algum lugar do futuro, os humanos são produzidos em laboratórios, em verdadeiras linhas de produção. Estas crianças são divididas em castas e ouvem desde cedo como o Estado é bom e que as leis funcionam. Nesta época, não existe mais pai e mãe, e as crianças já nascem condicionadas a ocuparem determinado lugar na sociedade. Também existem pílulas que fazem com que todos sejam felizes. Mas um dia nasce um integrante da casta mais alta que começa a se questionar sobre esta sociedade. Das distopias clássicas, creio que só li 1984 e Revolução dos Bichos, mas gostei tanto do gênero que pretendo ler mais. O livro de Huxley está na minha lista com certeza!  Confira a resenha do Leituras e Comidinhas.





Alice no País das Maravilhas- Lewis Carrol






A história é famosa: uma garotinha chamada Alice segue um coelho apressado, cai nm buraco e se encontra no País das Maravilhas, um lugar fantástico onde conhece o Gato Sorridente, o Chapeleiro Maluco e a Rainha de Copas. É uma história que me acompanha desde a infância e sempre me agradou muito. Até li versões adaptadas, porém nunca o original. Pretendo mudar este fato. Para mais detalhes, confira a resenha no Eu Curto Literatura (esse blog é lindo, me apaixonei). Quem quiser me dar um presente estou aceitando esta edição da Zahar!







Ensaio sobre a cegueira- José Saramago

Uma epidemia de uma cegueira branca, contagiosa e desconhecida assola a cidade. Dos personagens relatados, apenas uma mulher ainda enxerga, mas passa-se por cega para não ser separada do marido, visto que os "infectados" eram levados para uma quarentena em condições sub-humanas e acabavam descobrindo o seu lado mais obscuro. Já faz um tempo que assisti ao filme e desde então tenho muita curiosidade para lê-lo. Tenho muita vontade de conhecer a escrita do Saramago, primeiro autor de língua portuguesa a ser contemplado com o prêmio Nobel de Literatura. Veja uma análise mais detalhada nesta resenha do blog Livro em Movimento







O Grande Gatsby -  Scott Fitzgerald





O livro se passa nos anos 20, a era do jazz e conta a história de dois homens: Um que nasceu pobre e enriqueceu (Jay Gatsby) e outro que está tentando a mesma sorte (Nick Carraway). Os dois acabam se tornando amigos. Além disso, a prima de Nick, Daisy, é o grande amor da vida de Gatsby, e ele nutre uma esperança profunda em um futuro com esta mulher, que por sinal é casada. O livro traz todo um panorama do pós-guerra e de uma sociedade materialista. Na resenha do blog Historiar descobri que o texto nos provoca muitas reflexões. Não assisti aos filmes, mas já vi muitas resenhas e indicações em TAGs, e confesso que isso aguça muito a minha curiosidade.  





Se você já leu algum destes livros, não deixe de me contar o que achou nos comentários! Toda opinião é bem vinda!

11 comentários:

  1. Li Admirável mundo novo na escola e achei muito bom, mas não sei porque prefiro 1984, faz um tempinho que li. Acho que vou comprar emu exemplar hehe. Orgulho e Preconceito <3 Crime e Castigo eu não consegui passar da metade, a agonia de Raskólnikov, me deixou um pouco pertubada. Isso faz muito tempo mesmo, eu ainda pretendo ler. Agora acho que estou preparada. Eu tinha 11 acho acho hahaha. Lá se vão 9 anos '-'

    www.livrosenerdices.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu amei 1984, por isso acho que vou gostar tanto de Admirável Mundo Novo! Caramba, Crime e Castigo com 11 anos?? Nessa idade eu gostava mesmo era de fantasia! Botei fé! Mas acho que hoje você consegue... Se bem que dizem que é uma leitura bem difícil mesmo, desafiadora... Orgulho e Preconceito estou até com vergonha de não ter lido ainda hahahaha
    Obrigada pela visita, seja bem vinda a bordo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sinopse era tão interessante que me empolguei hahaha Eu amo 1984 ^_^

      Excluir
  3. Olá!!
    Também nunca li Orgulho e Preconceito e já está na minha lista. Sério, a capa dessa edição é sensacional!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta edição é tão linda que dá vontade de dormir abraçada com ela!
      Beijos!

      Excluir
  4. Nossa, desses a grande maioria eu tenho curiosidade em ler também.
    E relaxa, não é só você que não leu Orgulho e Preconceito... Também ainda não li, mas já assisti o filme e gostei. Pretendo ler ainda esse ano.
    Admirável Mundo Novo eu tenho muita curiosidade de ler. E o pior é que tenho o livro aqui em casa, porém nunca tentei ler...
    O único que li dessa lista é o Ensaio Sobre a Cegueira, que li para o colégio e simplesmente AMEI. Um dos melhores livros que li. É de uma inteligência e reflexão absurda!
    Adorei o post e ansiosa pela a segunda parte.
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, quero muito ler!! Amei o filme! Que bom que não fui a única a não ler Orgulho e Preconceito!! Não me sinto mais sozinha no mundo!
      Em breve a segunda parte chegará!
      Beijos!

      Excluir
  5. Fiquei cheia de vontade agora de ler Orgulho e Preconceito e Ensaio sobre a Cegueira! Esse último em especial, minha prima quase que me obrigou a ler (ela é formada em letras :P).
    Vou até dar uma olhadinha se consigo achar ou comprar baratinho na versão para ebook, aproveitando que meu namorado não usa mais o Kobo dele :P hehehe

    Beijocass flor!
    http://www.garimpoblog.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah, rouba esse Kobo logo! Sei que na Amazon sempre sai ebook barato, mas na Cultura não conheço os preços... Beijos! Seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  6. Nossa, que escolhas incríveis! E não, você não é a única pessoa no mundo que nunca leu Jane Austen. Eu carrego a vergonha de ter desistido de ler "Persuasão" aos 16 anos, por estar achando a narrativa arrastada. h=Hoje, me arrependo até de ter vendido o livro, podia pelo menos ter guardado para tentar ler inteiro depois. Eu tenho um pouquinho de medo de Dostoéviski, por ser um escritor tão consagrado. Acho que eu preciso ainda de mais maturidade para ler algum livro dele. Tenho vontade de ler Admirável Mundo Novo desde quando vi a resenha no canal da Tatiana Feltrin. Aliás, um dos meus sonhos é ler todas as distopias clássicas. Também li Alice só em versões adaptadas, mas já tenho um exemplar aqui em casa, só falta ele ser sorteado pela TBR. Tenho vontade de ler livros do Saramago desde quando lemos um trechinho de "As intermitências da morte" na aula de Português da faculdade. Quanto a "O grande Gatsby" e "O apanhador no campo de centeio", eu não sabia absolutamente nada. Mas você me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 16 anos nem sempre é uma boa idade para os clássicos... Que pena que vendeu... Mas deve ser fácil de achar de novo para vender, a Jane anda bastante em alta agora. Confesso que tenho um medinho de Dostoiévski também, parece ser bem difícil... Também queria ler todas as distopias clássicas, parecem ser todas incríveis!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por