6.1.16

Resenha-Moby Dick



Título: Moby Dick
Autor: Herman Melville
Tradução e adaptação: Rita Galvão
Ilustração: Cutrona
Editora:  Abril Coleções
Ano: 2012

Queria iniciar esta resenha com um alerta: Trata-se de uma adaptação, e, portanto, esta edição não traz o texto integral da obra. Caso veja esta edição maravilhosa, custando baratinho, tenha a certeza se quer ler uma adaptação ou a obra original.

Em uma feira do livro em São Pulo, encontrei, pela bagatela de 10 reais, este exemplar lindo, e não hesitei em comprar. Detalhe: Eu não li o box amarelo que dizia "adaptado e ilustrado", então pensei tratar-se da obra original (como ela poderia estar em capa dura num volume tão fino em relação aos outros de mesmo título eu não sei). Chegando em casa é que percebi a burrada que havia feito. Passada a raiva, adicionei meu novo livro à TBRJar, e algum tempo depois, ele foi sorteado. 
O livro é narrado por Ishmael, um marujo que resolve aventurar-se em um navio baleeiro. Antes mesmo de embarcar já se envolve em situações emocionantes (quero dizer, assustadoras). Em sua chagada a Nantucket, cidade portuária dos Estados Unidos de onde saíram muitas expedições rumo aos sete mares atrás das baleias, o nosso narrador-personagem não encontra um quarto sequer na hospedaria e se vê obrigado a dividir a cama com um arpoador de etnia indígena (tratado como "selvagem" na obra). Seu colega de quarto, Queequeg é assustador, tem tatuagens por todo o corpo e é extremamente bronco. Mas logo Ishmael descobre tratar-se de boa pessoa. 
Embarcando no navio Pequod, o capitão passa dias sem aparecer. Quando resolve sair ao convés, descobrimos que ele perdera a perna em um embate com Moby Dick, uma baleia enorme e muito agressiva, e desde então usa um pedaço de maxilar de baleia como perna. Este episódio despertou no capital Ahab uma sede tão grande de vingança que passa a arriscar a vida de toda a tripulação a fim de destruir a baleia. A partir do embarque, a narrativa permanece inteira em alto-mar. 
Quando iniciei a leitura, não sabia do que se tratava a história (me julguem), apenas sabia que Moby Dick era uma baleia. Nunca havia lido nada com esta temática, e confesso que ela me incomodou: não gosto de baleeiros. Simples assim. Hoje há baleias em extinção, há muita luta para salvá-las devido à ganância do ser humano no passado. Por muitos anos, perdurou o holocausto das baleias a fim de iluminar as cidades, fabricar perfume com o âmbar-gris, além de muitos outros usos. As pessoas arriscavam a vida caçando um animal desses, viviam por quatro anos no mar, matando várias baleias por navio. Eu não consigo ser a favor desta exploração toda, por isso, em Moby Dick, eu torcia para as baleias.
Concluída a leitura, fui atrás de algumas resenhas e descobri que o final do livro é bastante famoso, e tem muita gente que não gosta. Eu simplesmente adorei este final, achei merecido.  Nestas resenhas, também descobri que Moby Dick, apesar de ter este tom épico, trata muito mais das emoções humanas: a monomania de Ahab, seus conflitos com o imediato Starbuck (imediato é uma espécie de cargo nos baleeiros), e os conflitos que vão surgindo quando se passa muito tempo confinado. Nada disso me pareceu presente nesta adaptação. O livro me deu uma certa preguiça, para dizer o mínimo e me deixou com uma grande ressaca literária. Demorei muito para concluir a leitura. Não sei explicar o porquê desta dificuldade toda que senti, visto que é uma adaptação. Talvez seja este o motivo: Era um resumo, e já estou acostumada a ler obras integrais. Apesar de não ter gostado tanto assim da história, ainda pretendo ler o livro original (vou continuar no "team baleias"). 
Estou apaixonada por estas ilustrações, que além de lindas são bem explicativas
Esta edição da Abril é muito bonita, para dizer o mínimo. Tem ilustrações belíssimas, glossário, muitas notas de rodapé... É fundamental para quem está iniciando a leitura (eu mesma consultei muitas palavras, já que não entendo nada de navegação e de navios baleeiros). Ao final do livro, tem um apêndice falando um pouco sobre as espécies de baleias e sobre a história da caça e sua proibição (o que achei muito importante).
Apenas lembrando: Em algumas partes eles chamam baleia de peixe, contudo, elas são mamíferos, e portanto, não podem ser pescadas, apenas caçadas. 
Recomendo esta leitura para a faixa etária dos 12 anos de idade, mais ou menos, que tenham interesse em conhecer os clássicos, mas não se sentem seguros ainda. Para estas pessoas a leitura será mais proveitosa que foi para mim. Mas não posso negar que aprendi muita coisa nova com este livro, o que compensou um pouco a má experiência de leitura. Por isso vou dar 3  aviõezinhos. 

10 comentários:

  1. Adorei a resenha. Não li essa estória ainda, mas confesso que tenho preguiça por se tratar de um baleeiro que caça uma baleia. Tadinha. Tentei ler O velho e o mar mas não gostei é aí fica achando que Moby Dick vai ser parecido, hehe.
    Que pena você não ter percebido que se tratava de uma adaptação :/

    Bjs.
    Hel do Leituras e Gatices ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei do que se trata O Velho e o Mar :/ ainda bem que tem gente que concorda comigo e torce pelas baleias!!! Ufa!
      Pois é, muita tontice minha não ver hahahahah mas sou assim mesmo...
      Obrigada pela visita, seja bem vinda a bordo :))

      Excluir
  2. Olha, confesso que fiquei muito interessada em ler Moby Dick depois de ver o trailer do filme No Coração do Mar (a versão nova, com o Chris Hemsworth). Tenho uma certa aversão a adaptações, desde quando li a uma versão muito resumida d'O Mercador de Veneza, só para mais tarde descobrir que Shakespeare não escrevia romances, e sim peças teatrais (que ingênua eu fui!). Mas a edição me pareceu ser um pouco proveitosa, devido ao glossário, notas de rodapé, e à parte do final, sobre as espécies de baleias e a proibição da caça. Também sou contra esse tipo de exploração de animais, considero uma prática fútil e cruel. Você conhece a música "As Baleias", do Roberto Carlos? É de cortar o coração!
    Fora tudo isso, quero dizer que minha curiosidade aumentou, e esse é mais um livro clássico que estou acrescentando na minha lista sem fim de livros que preciso ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, estou louca para ver este filme!!! Também iniciei com adaptação de A Megera Domada, acreditando ser o original... Até parece que eu com 12 anos de idade ia entender perfeitamente Shakespeare hahahahah. No caso deste, eu achei na casa da minha prima e li nas férias. Mas lerei algum dia o original também! Fico feliz que tenha se interessado pelo clássico, quem sabe em breve não promovemos uma leitura conjunta? Não conheço a música, mas irei atrás. Me cortou o coração eles ficarem chamando a Moby Dick de monstro, leviatã, etc pelo livro. Tadinha, ela estava na casa dela e tentavam matá-la... Fiquei com dó. Não posso com essas coisas não. Odeio que façam maldade com bichinhos...

      Excluir
  3. Amei sua resenha, muito bem estruturada.
    Eu tenho curiosidade em ler o original...
    Amei seu cantinho, seguindo aqui! Sucesso.
    http://trairon.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iarima muito obrigada! Vou conhecer o seu também! Leia sim o original e me conte o que achou!
      Beijos!

      Excluir
  4. 10 reais?! Cara, que achado! O livro é lindo mesmo e parece novinho!
    Eu nunca li nada com a temática do Moby Dick também, mas já vi alguns desenhos que tinham episódios a ver com a história, um que me lembro bem era do do padrinhos mágicos.

    Eu tendo a gostar de finais que as pessoas não curte muito, fiquei curiosa pra saber qual é, mas acho que vou ler pra descobrir!

    Amei sua resenha! Não sabia desse detalhe de que por serem mamíferos, as baleias não podem ser pescadas rs, só caçadas. Não sei se entendi ainda também hehe

    Beijos!

    Mandy Francesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É novinho sim! Veio no plástico, zero bala! Talvez eu até tenha visto desenhos mas minha memória é péssima! Eu também não sabia, descobri essa diferença entre pesca e caça no apêndice! Muito obrigada pela visita, Amanda! Seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  5. ainda nao li conheço o livro atraves de resenhas e resumo porque é um classico assim como o filme. a historia mexe muito com a gente. E que ediçao caprichada e bonita.

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que nem o filme eu vi? Eu vou pegar para ver essa semana então! Essa edição é uma belezinha! Eu amei!
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por