14.12.15

Resenha: Despersonalização - Quando conheci o fundo do poço

Oi, pessoal, tudo bem? Fazia tempo que eu não postava resenhas aqui no blog. A de hoje provavelmente vai ser curtinha, pois falarei de um conto que a escritora Daiana de Azevedo do blog Vida após dezoito me enviou. Para quem tiver interesse em adquirir, está disponível em e-book na Amazon.


O conto tem como temática a despersonalização, transtorno psicológico que faz com que o indivíduo sinta-se distante de si próprio. O indivíduo sabe que há algo errado consigo e sente-se desapegado de amigos e familiares. O protagonista logo de início explica sua doença e o fundo do poço onde se encontra. Além da doença, o personagem tem que lidar com o desemprego, com a morte do pai e com o fim de um casamento falido, situações que tornam muito difícil a saída daquele estado em que se encontra, sozinho em uma casa suja e bagunçada. Tampouco tem vontade de mudar. Na minha opinião, o narrador-personagem cujo nome não é revelado acomodou-se à sua condição . Até que o inesperado acontece: ele encontra um gato e sem pensar muito, acaba levando-o para casa. Mesmo sem ser um grande fã de animais, afeiçoou-se ao bichinho. E aqui está algo que sempre digo: gatos salvam vidas, mesmo que você ache que está salvando a deles.
O conto é bem curtinho, tem apenas 5 páginas e meia de historia, e é dividido em três partes: Início, O poço e A corda.
Particularmente, acredito que um tema como este pode ocupar muito mais páginas. Esperava abordagem e desenvolvimento mais maduros.  A autora poderia ter explorado melhor o sentimento de vazio, poderia ter passado com palavras toda a angústia que o personagem sentia. Mas isso não aconteceu. Foi uma narrativa um tanto simples para um tema tão complexo. Entendo que um conto é uma narrativa curta, e concisão exige muito trabalho. Mas as coisas aconteceram muito rápido. A culpa pode ter sido da minha alta expectativa ao ler a apresentação do texto. Eu esperava algo com fluxos de consciência, mas no fim o conto pareceu-me um relato, o que pode muito bem ter sido intencional.  O desfecho acabou caindo num clichê. De repente o personagem decide melhorar. Ele tinha crises gravíssimas que provavelmente demandariam boas sessões de terapia para isto. Não que as atitudes tomadas por ele não tenham importância, porém não são suficientes. Outro aspecto que me incomodou foi o excesso de vírgulas no texto e alguns erros de regência  verbal (sim, sou bastante chata com gramática). Uma revisão mais cuidadosa teria caído bem.
Vou dar apenas dois aviõezinhos para o conto.

10 comentários:

  1. Olá Lívia, antes de mais nada obrigada pela resenha.

    Então vamos aos comentários. Gostei muito de ler sua opinião, principalmente no final onde cita o exesso de vírgulas e alguns erros de regência verbal, realmente são duas coisas que eu já havia percebido em meus textos e estou tentando mudar. Às vezes é um pouquinho difícil perceber essas coisas quando estamos lendo um texto escrito por nós mesmo, aí está a importância de uma opinião externa, uma resenha honesta.

    Como sabe sou aspirante a escritora e estou estudando bastante para alcançar um nível de escrita mais avançado. Despersonalizacao foi meu primeiro conto publicado fora da minha plataforma pessoal (blog) e sim, você tem razão, foi bem curto e conciso, essa sem dúvidas é uma história que merece um espaço maior, mais riqueza de detalhes e até mesmo um livro completo.

    Infelizmente o concurso Brasil e prosa ministrado pela Amazon, motivo pela criação do conto, nos limitou a escrever com essa quantidade de letras, impedindo assim maior desenvolvimento. Mas sim é uma história com muito poder de exploração que mais pra frente pretendo ministrar.

    Gostei muito da sua resenha, ela foi de grande proveito, críticas construtivas sempre serão bem vindas.

    Obrigada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiana, muito obrigada pela oportunidade, fico muito feliz que tenha gostado da resenha. Que pena que a Amazon limitou o tamanho do texto, senão com certeza alguns detalhes seriam melhor abordados. De qualquer forma, parabéns pela publicação. Quanto à questão da escrita, sim, é muito difícil nós mesmos enxergarmos alguns desvios. Acontece comigo o tempo todo também... Continue escrevendo sim. Vou acompanhar seu trabalho pelo blog! Mais uma vez, obrigada pela oportunidade e pela confiança!
      Seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  2. Oi. Primeiramente confesso que nunca tinha ouvido falar desta obra, se eu visse em algum lugar não faria Winston de comprar. Todavia, ao ver sua resenha eu pude perceber que é bem legal e atraente. Parabéns pela resenha.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Você pode ler e decidir se é tão legal e atraente quanto parece!
      Seja bem vindo a bordo!

      Excluir
  3. Oi Lívia, tudo bem?
    Já tinha visto uma resenha deste conto e achei interessante e fonte de informação; pois transtornos psicológicos são complicados de serem aceitos pelo paciente e das pessoas que o cercam. Ainda não consegui baixar para ler, espero conseguir em breve.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, espero que consiga baixar! Ainda não li nenhuma resenha a respeito, vou procurar para ver a opinião de outras pessoas. Realmente existe um preconceito muito grande em torno de doenças psiquiátricas, e elas são doenças como todas as outras e que precisam de tratamento...
      Obrigada pela visita, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  4. Parece um drama muito bom, adoro coisas relacionadas a psicologia em geral. Além disso a resennha ficou muito bom o/

    E em um comentário seu em meu blog você perguntou se realmente vale a pena comprar um leitor digital; então, super vale uheueheu Não sei como eu sobrevivi tanto tempo sem!

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então tenho que amadurecer mais a ideia sobre comprar ou não... Mas dá para comprar tantos livros com o preço de um! HAHAHAHHA
      Eu também gosto de temas relacionados à psicologia, por isso a expectativa foi lá em cima! Mas acontece! Leia sim o conto!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Oi Lívia, adorei a resenha, mas confessor que desconhecia. Gosto de drama e esse parece ser interessante.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Raquel, como eu disse, não gostei muito não. Mas leia, tem um bom drama sim! Também gosto muito de drama.
      Beijos, obrigada pela visita!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por