9.12.15

Blogagem coletiva: TOP 5 - Livros

Foi difícil convencer a Laila a aparecer na foto hoje...
                             



Boa tarde pessoal! Hoje eu trago para vocês o primeiro post de blogagem coletiva aqui do Check-in Virtual. O grupo no Facebook  Liga Blogesfera todos os meses lança algum temas para serem abordados nos blogs que quiserem participar do projeto. Este mês de Dezembro os temas foram:



  • TEXTO: Qual o sentido do natal?
  • MODA/BELEZA: Moça, você é linda!
  • VÍDEO: 15 coisas que aconteceram em 2015. (Pode ser sobre coisas que te marcaram, sonhos que se realizaram, metas cumpridas, etc...)
  • FILMES/LIVROS/SÉRIES: TOP 5. Selecionar os 5 melhores de cada um que você viu/conheceu/acompanhou/leu em 2015.
  • FOTOGRÁFICO: Luzes de Dezembro
Como o Check-in Virtual é basicamente literário, escolhi o TOP 5 dos livros que li em 2015.
Não se espantem ao ver que a maioria dos livros que selecionei estarem resenhados aqui no blog. No primeiro semestre deste ano eu não li praticamente nada, apenas em janeiro, nas férias. Foi em julho que retomei minha compulsão literária e depois de ler O Sol é Para Todos, resolvi criar o blog. Havia uma necessidade de conversar sobre este livro, quase como uma vontade de sair gritando por aí que o livro era incrível e que todos deveriam lê-lo. Então resolvi que arrumaria tempo para ler este semestre. Tive que aprender a ler no ônibus, mas valeu a pena. O blog é o que mais me faz feliz ultimamente e é o meu refúgio quando estou triste. Não há dinheiro no mundo que pague os comentários que vocês fazem por aqui, dizendo que amaram a resenha. Ou naquele dia que estou meio desanimada ler um comentário dizendo que escrevo bem. Muito obrigada a todos que estão colaborando com o blog, só tenho a agradecer a todos vocês. Vocês que me dão força para continuar postando, a não cair mais em ressaca literária, até porque ler é uma delícia, mas ler e conversar depois sobre o livro é sensacional! Não sei se acontece com vocês também, mas quando eu leio um livro que gosto muito a minha vontade é de ficar falando sobre ele o dia inteiro.
Então sem mais delongas, vamos ao TOP 5!

5- Sombra Severa, de Raimundo Carrero 
                                  

Já tem resenha deste livro aqui no blog e confesso que só o li por causa da TBR Jar. Já estava encostado na minha estante há um bom tempo e eu nem sequer tinha vontade de ler. A leitura me surpreendeu. Eu me vi aproveitando cada segundo livre para concluir este livro. A escrita do autor é instigante e a história sobre o triângulo amoroso cheio de traições, inveja e até uma pegada de misticismo me sequestrou. Recomendo este livro a quem quer conhecer a Literatura Nacional que vá além dos best-sellers e não se sente confiante para pegar um dos grandes clássicos.

4-Claros Sinais de Loucura - Karen Harrington
                                             

Este livro me tocou bastante. Ganhei de presente de uma amiga, mas precisava ter lido antes O Sol é Para Todos, então fiquei aguardando a oportunidade de ler. Foi um dos melhores livros que li este ano. Mesmo sendo YA, ele traz temas bastante reflexivos.  Sarah é uma menina traumatizada que tem medo de ter algum transtorno psiquiátrico igual à sua mãe. Para ajudar, ainda tem que lidar com o alcoolismo do pai, com constantes mudanças de cidade e com a falta de um amigo para desabafar tudo o que sente. É simplesmente cativante. Vou deixar o link da resenha aqui.

3- Terra Sonâmbula -  Mia Couto
                                             

Nunca havia lido nada sobre o Moçambique, muito menos um livro de um autor moçambicano. É um relato de um país que sofre com guerras e misérias, e por mais triste que seja a história, ela ainda consegue trazer as tradições tribais moçambicanas. Este livro vai te fazer refletir bastante sobre o neocolonialismo e seus prejuízos e sobre a ganância humana. É um belo choque de realidade. Este livro caiu no vestibular da Unicamp este ano e creio que continuará na lista também ano que vem. Mesmo que não esteja prestando vestibular, recomendo a leitura como uma forma de enriquecimento cultural e reflexão social. Também fiz resenha no CV. 

2- 1984 - George Orwell

                                
Este livro é o único da lista que não fiz resenha. Pretendo relê-lo e trazer uma resenha decente para vocês no futuro (isso não é uma promessa mas podem cobrar!). Só posso dizer que este livro mudou muito minha forma de pensar. É uma distopia sobre um estado totalitário e arrisco dizer que Orwell acertou em várias de suas previsões. O tom do livro é desesperador, quase sufocante. Aquela impossibilidade de falar sobre um Estado que te oprime, as regras e mais regras impostas sobre assuntos que dizem respeito apenas ao indivíduo e não ao social. Qualquer comentário deve ser cuidadosamente pensado. Até mesmo sua liberdade de escrever num diário foi cortada. A história do mundo é constantemente manipulada para favorecer a uma mente perversa de um governante cujo rosto é desconhecido. Eu recomendo totalmente a leitura deste livro. Não o devore, leia aos poucos e reflita sobre cada página lida. Garanto que você vai se surpreender.

1- O Sol é Para Todos- Harper Lee

                               
Depois de tanto falar neste livro, ele está eleito como o melhor do ano de 2015. Confesso que foi difícil escolher entre esses dois clássicos, mas optei por deixar 1984 em segundo lugar pelo fato de a leitura do livro de Harper Lee ser infinitamente mais prazerosa. Eu devorei este livro, não queria parar de ler por nada neste mundo. E ele aborda um tema tão sério com uma leveza incrível. A história é narrada por uma criança que acompanha o julgamento de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca. Pode parecer banal, mas a história é muito mais que isso. Ela aborda o racismo na década de 1930 e toda a segregação que os negros sofriam (ainda sofrem, mas naquela época era muito pior). Se você não está acostumado a ler clássicos, pode começar por este, pois a linguagem é simples e o livro tem bastante passagens divertidas. Recomendo também que em seguida se renda ao velho filme preto e branco e assista à adaptação cinematográfica da obra. Este livro foi tão especial que me motivou a criar o blog. Minha primeira resenha aqui foi dele. Perdoem a inexperiência!


Espero que tenham gostado do TOP 5. Eu adorei participar da Blogagem Coletiva, com certeza participarei de outras. Se você tem um blog, passe para conhecer a Liga Blogesfera no Facebook, este grupo que é todo amor. Me contem os TOP 5 de vocês nos comentários, ou deixe o link do seu blog caso tenha a postagem. Se já leu algum destes livros, vamos conversar sobre eles!
Beijos a todos!


16 comentários:

  1. Olá :)
    Adorei seu top 5. Tenho muita curiosidade de ler esse livro do Mia Couto.

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Leia sim, não perca tempo. É muito bom, me surpreendeu de verdade. Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá,
    Não li nenhum dos livros citados, shame on me, mas tenho Claros Sinais de Loucura, que estou doida pra ler. Também quero muito ler O Sol é Para Todos e 194 (me apaixonei pelo autor desde que li Revolução dos Bichos).
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês, eu realmente recomendo que aguarde para ler Claros sinais de loucura. Tenta ler O sol é para todos antes, que a leitura fará muito mais sentido. A protagonista escreve cartas para um personagem deste livro e se você não conhece a história pode não entender o porquê da admiração de Sarah por Atticus Finch.
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  3. Olá!!!
    Achei interessante a iniciativa do grupo e já já vou querer participar dele. Dos seus livros preferidos não li nenhum, mas serviu de dica para futuras leituras. O blog Livros que li também começou depois do meio deste ano e estou amando este mundo novo.
    Aguardando as próximas publicações e nos vemos no grupo. Beijos Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta vida de blog é mesmo uma delicia! Parabéns pelo blog!!! E entre sim no grupo, tem sido de grande ajuda para mim. Obrigada pela visita! Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  4. Primeiro quero comentar sobre o gato da foto : liiiindo <3 nao posso ver gatos eles prendem minha atenção kkk
    Eu nao li nenhum desses livros, vergonha de confessar kkk Mas eles não me atraem, principalmente 1984, li a revolução dos bichos e odiei dai peguei trauma kk
    Beijoss
    http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, na verdade é uma gata! Bom, com quantos anos você leu a revolução dos bichos? Leu por obrigação? Porque sim, a maioria dos livros que li por obrigação eu passei a odiar. 1984 não é um livro que você simplesmente pega para ler num domingo qualquer, na minha opinião ele exige toda uma preparação psicológica para isso, senão o resultado será ódio e trauma. Desta lista com certeza foi a leitura mais difícil. E se um dia resolver se aventurar no mundo dos clássicos, sugiro que comece por O sol é para todos, que foge totalmente daquele estereótipo de "clássico chato", o que nem sempre é verdade. Mas não comece porque alguém te falou que deve começar, faça isso quando se sentir pronta. Ouvir o coração é a melhor coisa. Além disso, ler também é lazer, então procure gêneros que te divirtam acima de tudo. Obrigada pela visita! Beijos!!!

      Excluir
  5. Eu tenho vontade de ler Claros Sinais de Loucura, mas acho que antes vou ler O Sol é Para Todos que você tanto ama! Só não entendi o por quê tu disse que devemos ler O sol é para todos antes....

    Massss.... Finalmente respondi a TAG que você me indicou, só consegui te avisar agora, porque estava passando problemas com a operadora de internet.

    http://www.decidindose.com/2015/12/tag-habitos-de-leitura.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou correndo lá! É que a protagonista de claros sinais de loucura ama o sol é para todos e escreve cartas para Atticus Finch, o protagonista do clássico. Mas tem todo um porquê esta admiração que se você não leu, talvez fique um pouco perdido...
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Olá, Lívia!
    Em primeiro lugar, quero comentar o layout novo. Confesso que vou sentir falta dos aviõezinhos como plano de fundo, mas gostei do gif no cabeçalho porque sou apaixonada por gifs! E gostei também das novas cores nas abas do blog. Ficou muito bonito!
    Quanto às suas escolhas de melhores livros, acho que não preciso nem repetir o quanto estou louca para ler O Sol é Para Todos, né? Ainda estou super frustrada por ter perdido a promoção relâmpago da Amazon! Não conheço o livro de Mia Couto, mas li um conto dele no livro "Essa História Está Diferente", que reúne contos baseados em músicas do Chico Buarque. Quando soube que ele é o escritor mais consagrado de Moçambique, passei a nutrir uma curiosidade muito grande por qualquer coisa escrita por ele. Quanto à ampliação de conhecimentos, acho super válida: na faculdade, conheci há algumas semanas um moçambicano, que esteve numa das minhas aulas, a convite do professor, para falar um pouco de seu país. Por isso, posso dizer que saber mais sobre um determinado lugar a partir dos olhos de alguém que nasceu lá é incrível (mas é claro que não deve superar a experiência de conhecer o lugar pessoalmente).
    E sobre 1984... Esse livro é um dos meus queridinhos, e como peguei emprestado na escola, pretendo algum dia comprá-lo para ler de novo. Eu não consigo deixar de me surpreender com as coisas relatadas nesse livro. Embora seja uma ficção, uma distopia, eu apenas imagino que alguns países chegaram (ou ainda podem chegar) perto de criar uma realidade como aquela. O livro me impressionou muito!
    Vejo aqui que você fez ótimas leituras este ano. Desejo outras melhores ainda para o ano que vem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio!!! Eu pretendo mudar este cabeçalho, achei um pouco pesado, mas preciso de um novo, aí quem sabe os aviões voltem hahahahah. Eu realmente gostei das minhas leituras este ano, embora não tenham sido tantas assim, mas já foi mais que o ano passado... Vai participar da blogagem coletiva também? Iria adorar saber o que leu! Beijos!!!'

      Excluir
  7. Ainnn, eu adorei sua lista. Sério!!
    1984 eu sempre tive uma vontade de ler, e com esse resuminho que você fez fiquei ainda mais. Eu gostei da história de Claros sinais de loucura. Acho que já vi esse título por aí em algum lugar.
    E mais uma coisa: você escreve muito bem!!
    Vim do grupo da Liga Blogesfera. Vou passear mais por aqui ahahaa
    beijão!

    sushibaiano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Muito obrigada pelos elogios! Liga é muito amor, não é mesmo? Pode vir passear aqui quando quiser, será muito bem vinda a bordo do Check-in Virtual! Um grande beijo!

      Excluir
  8. Oi!
    Já é a milésima vez que vejo alguém falando muito bem de 1984 e O sol é para todos, agora estou super curiosa, já até baixei aqui o ebook para começar a leitura em breve.
    Amei o blog e a postagem!

    Beijos!
    Giovanna Caetano
    http://giovannacaetano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, corre para ler! Sou suspeita para falar, mas são sensacionais!!!
      Obrigada pela visita, seja bem vinda a bordo!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por