2.11.15

Lista: Escritores que já morreram

Boa noite, pessoal! Neste feriado, 2 de novembro, dia de finados, vamos fazer um post especial a escritores já falecidos, como uma homenagem a eles. Deixem nos comentários os escritores que vocês gostariam de homenagear. 



1- Machado de Assis

O topo da lista só poderia ser para ele, o grande escritor da Literatura Nacional. Apedar da escrita complicada, gosto muito das obras desse autor. Adoro a forma como ele escrevia, como ele criticava a sociedade sem perder a pose. Também admiro muito a sua trajetória para se tornar escritor. Tenho um projeto de ler todas as obras de Machado de Assis, inclusive, o próximo livro da TBR Jar é Esaú e Jacó.

2- Agatha Christie

A rainha do crime também não poderia ficar de fora desta lista. Sou uma grande fã da autora há muitos anos. Houve uma época em que eu praticamente só comprava livros dela. É por causa da minha amada Agatha que gosto tanto de literatura policial, filmes de mistério... Já quis até mesmo ser investigadora por causa dela. Quem sabe se não trabalharei na área forense, ainda não decidi. Só sei que amo a forma com que ela desvenda os crimes, oculta suspeitos e planta uma pista falsa como ninguém. Sou apaixonada pelo detetive Hercule Poirot e pela amadora (porém muito eficiente) Miss Marple. 

3- Clarice Lispector

Apesar de ter lido apenas duas obras dela e alguns trechos em apostilas escolares, eu sei que gosto muito da escrita da autora, da forma como ela "adivinha" o que sentimos, as epifanias, os fluxos de consciência... Eu me admiro com a capacidade que ela tinha em pegar histórias cotidianas tão banais e fazer reflexões profundas sobre elas, esmiuçando sentimentos que muitas vezes eu nem sabia ser capaz de tê-los. 

5- Stieg Larsson

O autor da minha leitura atual não chegou a ver sua obra lançada e fazendo sucesso. Stieg tem um estilo muito peculiar de escrever, que às vezes dá muita raiva, porque você quer saber o que está acontecendo no plano principal da história e ele muda. Creio que isso seja uma forma de prender a atenção do leitor, de aumentar a curiosidade. Pelo menos comigo está funcionando. 

6- Oscar Wilde

Oscar Wilde tem os mesmos motivos que o Machado de Assis para estar nesta lista. Ele é um dos meus escritores favoritos, e estou loucamente atrás de alguns livros dele. Adoro a forma como ele ironiza a sociedade da Inglaterra Vitoriana, o que infelizmente levou-o a ser condenado por corromper toda uma sociedade. 

7- George Orwell

Este autor não chegou vivo ao ano que dá título à sua obra mais famosa, mas com certeza mexeu com a cabeça de muita gente com 1984 e A Revolução dos Bichos. Em ambos os livos ele faz uma reflexão sobre o Estado de Controle e a influência dele na vida dos cidadãos. No último isto é feito de uma forma bastante lúdica, quase como uma fábula.

8- Anne Frank

Ela não chegou a publicar sua obra, na verdade um diário informal, embora revele em seus escritos que gostaria de ser escritora. Depois de sua morte, seu pai resolveu eternizar a história da menina judia que passou dois anos escondida, mas que acabou sendo descoberta e morta durante o Holocausto. A história dela me emocionou bastante, e sei que muitas pessoas também se sentiram tocados pela Anne. 

Que todos os nossos escritores queridos descansem em paz e que permaneçam eternos em nossas memórias!

22 comentários:

  1. Grandes nomes da literatura. Agatha Cristie, por que você morreu?!

    Apesar desses grandes autores terem morrido, o legado deixado por eles ainda resisti firme e forte influenciando uma leva de novos e futuros autores. Devemos muito a eles, isso é inegável.

    Decidindo-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devemos mesmo! Ainda lerei todas as obras da Agatha!
      Obrigada por comentar, seja bem vindo a bordo!

      Excluir
  2. Já li todos os autores citados pelo post mesmo George Orwel, tinha conhecimento da morte de todo, menos do Steig Larson, li apenas o 1º livro da Trilogia Millenium é realmente que ele não tenha vivido o bastante pra ver sua obra ficar tão famosa e ver como ele conquistou fans no mundo todo, a mesma coisa aconteceu com Bram Stoker autor de Drácula né, que morreu pobre e sem fama.
    Adorei seu post, e é uma forma de indicar autores para aqueles que ainda não conhecem ❤️
    Beijo e parabéns pelo blog
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, acontece muito isso. O caso que mais me toca é o Vincent Van Gogh que não é escritor, mas morreu na miséria... Hoje os quadros nem tem valor estimável.
      Obrigada por comentar! Seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  3. Muito legal seu post, Lívia.
    Esse ano li meu primeiro livro da Agatha Christie (tenho 7 em casa) e me encantei! Devorei um atrás do outro.
    Dessa lista já li também 3 livros da Clarice, gosto dela, mas os livros acho meio massante, às vezes.
    Machado nunca consegui concluir nenhuma leitura obrigatória da escola...
    Anne Frank está na minha lista de quero ler, e os outros nunca li nada também...
    Bela homenagem :)

    Beijos
    http://apenasimagine.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não conseguiu Machado ainda. Mas com a maturidade irá conseguir! Não precisamos terminar um livro na primeira leitura, muitas vezes vale a pena voltar depois, com outra cabeça!
      Obrigada pelo comentário! Seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  4. Oi
    Legal a lista, desses ai eu tenho vontade de ler livro de três,
    mais principalmente de Clarice Lispector e George Orwell

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Denise, obrigada pelo elogio e pela visita! Fico feliz que tenha gostado! E não perca tempo, leia 1984 o quanto antes! Esse livro mudou minha vida, pode ser que também mude a sua (para melhor, é claro!)
      Desculpa ter excluído a resposta anterior, eu publiquei e não tinha exatamente gostado dela (hahahahahah)
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  5. Oi Lívia! Sua listinha está ótima! Amo Agatha Christie, uma das minhas autoras preferidas da vida, lia muito quando era adolescente.
    Também sou fã de George Orwel, já li a Revolução dos Bichos umas três vezes, e 1984 é incrível.
    O Diário de Anne Frank é muito emocionante - e muito bem escrito.
    Machado de Assis, nem precisa comentar, né? Autor brilhante.
    Só falta Clarice Lispector, nunca li nada dela, mas pretendo ler em breve!
    Ótimo post!
    bjs! :)
    Manu
    http://manuetudomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manu! Que bom que gostou, obrigada pelo elogio e pela visita. Leia sim, não vai se arrepender!
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  6. Olá, Lívia!
    Que post maravilhoso! É sempre legal homenagear aqueles nós admiramos.
    Entre os escritores que você citou, gosto de quase todos. Apenas não compreendo muito a Clarice Lispector, e ainda não li a Trilogia Millenuim, do Stieg Larsson. Mas planejo conhecer melhor a obra da Clarice, e claro, devorar os livros do Larsson! Além de ler O Retrato de Dorian Gray, e os contos do Wilde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lethycia! Também pretendo conhecer melhor a obra dela! E não vai acreditar que perdi um livro de contos do Wilde por 5 reais, toda vez que volto na feira do livro ele não está lá... A trilogia Millenium é muito boa para quem curte romances policiais. Acho que vou fazer algum post especial sobre o assunto, pois é o que mais leio.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Esse post foi muito show haha, eu sou apaixonada no Machado de Assis e na Clarisse, tenho vários livros deles e eles fizeram um papel muito importante na sociedade, na verdade, todos citados no post.
    Aguardo sua visita no meu blog: http://www.sahsant.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Desculpa, respondi o comentário da Fani no teu (estou confusa hoje hahahhahaha)!
      Sim, a importância deles é indiscutível! Que bom que tem tantos livros assim!! também quero!
      Obrigada pelo comentário, seja bem vinda a bordo!!

      Excluir
  8. Lembrei da época de escola em que tive que fazer um trabalho sobre Assis. Foi de emocionar. Até hoje sinto falta. Foi o melhor trabalho de literatura que eu fiz! Post interessante para os fãs de livros principamente! xo
    http://goo.gl/PkNGfo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fani, também me apaixonei pelo Machadão assim! Era sobre Dom Casmurro, eu tive que escrever uma peça de teatro baseada na obra e ainda interpretei a Capitu!! Como foi teu trabalho?
      Obrigada pela visita, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  9. Gostei bastante da ideia de fazer uma homenagem a esses autores.
    Adoro as obras de Machado de Assis.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  10. Olá Lívia,
    Conheci o seu blog através da sua parceria com o Loucura por Leituras, e gostei bastante. Pretendo voltar aqui mais vezes e acompanhar as suas postagens.
    Olha, não é fácil escolher, num universo tão amplo de possibilidades, aqueles autores para serem homenageados. Tenho certeza que quebrou um bocado a cabeça para fazer essa lista (rs).
    Mas eu pessoalmente gostaria de homenagear uma figura ímpar, que tem a ver com a sua temática e que morreu relativamente há pouco tempo (2011), deixando muitas saudades nos seus admiradores. Falo de Christopher Hitchens, escritor, polemista e crítico literário, que escrevia com uma inteligência, uma erudição e uma ironia fina impagáveis. Faz muita falta.
    Grande abraço,
    Almir Albuquerque
    Panorâmica Social

    ResponderExcluir
  11. Almir, que bom que gostou do Loucura por Leituras e do Check-in Virtual também! Realmente foi uma lista difícil de ser feita, e após a postagem da mesma lembrei de vários autores que gosto muito e também poderiam estar aí. Muito obrigada pela dica de leitura, com certeza irei pesquisar sobre o Christopher Hitchens e selecionar alguma obra dele para leitura. Gostei da apresentação que me fez.
    Obrigada pela visita, seja bem vindo a bordo!

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por