5.9.15

Lista: 7 nacionais para ler no feriado de 7 de Setembro


Olá, pessoal, tudo bem?
Já faz um tempinho que não posto... Me desculpem, faculdade anda sugando meu tempo total, então só consegui terminar de ler um dos  livros que estava lendo, e a resenha não está pronta ainda. Mas deixarei aqui uma listinha com dicas de 7 livros nacionais para ler durante esse feriado. A maioria dos livros que selecionei são relativamente curtinhos, então em 3 dias dá para ler tranquilamente se você tiver bastante tempo sobrando ou uma velocidade de leitura mais razoável. 


1- A hora da estrela- Clarice Lispector
Macabéa mal tem consciência de existir. Sua historia é narrada por Rodrigo S.M. que expõe as miséria da datilógrafa que pouco sabe sobre o mundo, com as análises psicológicas típicas de Clarice Lispector. São apenas 87 páginas, mas é bem emocionante, principalmente o final. 

2- Inocência- Visconde de Taunay
É um romance romântico regionalista, embora traga algumas características do naturalismo. É uma historia bem água com açúcar e dá para passar bem o tempo. O que me chamou a atenção é a reprodução dos diálogos, que são bem fiéis ao sotaque, como o fazendeiro mineiro Pereira e o alemão Meyer. Também tem uma pitada de humor.

3- O noviço/ O judas em sábado de aleluia- Martins Pena
São duas peças de Martins Pena neste livro da Editora Ática. Martins Pena dá algumas "alfinetadas" nos valores morais de sua época (século XIX) e as respectivas transgressões, e essas críticas podem ser consideradas atuais,como o casamento por interesse e a ambição. São dois teatros bem divertidos, não vejo a hora de surgir uma oportunidade para assisti-los. 

4- Seminário dos Ratos- Lygia Fagundes Telles
Contos de mistério que misturam realidade e fantasia, elementos sobrenaturais, digressões... Tudo muito bem narrado, a ponto de você realmente se imaginar nas cenas. O título do livro também dá nome a um dos contos dessa edição da Rocco, um dos meus preferidos. 

5- Capitães da Areia- Jorge Amado
Quem prestou vestibular Fuvest e Unicamp com certeza já leu, e provavelmente se apaixonou pela história de Pedro Bala e os meninos do Trapiche, torceu por seu amor com Dora e sofreu com sua prisão no reformatório. Jorge Amado critica a sociedade baiana, o descaso com os pobres e até mesmo dá aos Capitães da Areia uma conotação heroica, isentando-os de culpa, visto que cometem os crimes para sobreviver e para escapar do mundo em que vivem. 

6-  Sentimentos do Mundo - Carlos Drummond de Andrade
Este, se quiser, não precisa nem de feriado para ser lido, em um dia já é possível terminar. Também faz parte da leitura obrigatória da Fuvest e  da Unicamp. São diversas poesias que falam da angústia, incerteza e pessimismo que acompanham a Segunda Grande Guerra. E é o Drummond, ele sabe falar muito bem por meio de suas poesias. O legal é deixar na cabeceira e a cada dia ler uma, acho que poesia rende mais assim.

7- O enigma de Compostela- A. J. Barros
Este livro é um pouco extenso, então você vai precisar, provavelmente, extrapolar o seu feriado lendo, e ainda assim vai precisar continuar durante a semana, o que não invalida a dica. É uma aventura incrível de mistério que acontece no caminho para Santiago de Compostela, na Espanha. Durante o trajeto, o peregrino Maurício vai se deparando com diversos crimes, paisagens, culturas e muita, muita História. O Maurício tem um quê de Robert Langdon, e quem gosta dos suspenses do Dan Brown também vai curtir esse aqui. Eu só não me arrisco a fazer resenha aqui no blog porque já tem uns três anos que o li e tenho muitos livros não lidos na estante, senão eu mesma tiraria o feriado para esta releitura. 

E o meu feriado? Bom, vai ter muito livro de Fisiologia aberto, mas vou terminar A Lira dos 20 Anos, do Alvares de Azevedo e tentar começar o próximo sorteado da TBR Jar, Amar, verbo intransitivo do Mário de Andrade (mais um que dou segunda chance...)

Enfim, bom feriado a todos, e leiam bastante!! Espero que tenham gostado das dicas!

2 comentários:

  1. Olá, adorei as dicas. Desses que tu indicou li apenas um :/
    Mas amo a Clarice <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que você curtiu!! Mas me conte, qual deles você leu? Foi A hora da Estrela?
      Beijos, seja bem vinda a bordo!!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por